Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20908
Document Type: | Monografia |
Title: | O estado da arte de pesquisas sobre (dEfi) Ciência Auditiva no ensino de ciências e biologia no Brasil :(2014-2024) |
Authors: | Figueiredo, Jeicielle de Castro |
Issue Date: | 28-Oct-2024 |
Advisor: | Costa, Edivaldo da Silva |
Resumo : | O presente trabalho trata-se de um Estado da Arte referente à produtividade científica nacional associada à educação de surdos no ensino de Ciências e Biologia. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos produzidos na área de Ciências e Biologia para a educação dos surdos, apresentando um panorama da evolução da produção científica entre os anos de 2014 e 2024. A metodologia fundamentou-se na pesquisa do estado da arte de abordagem quantitativa, utilizando três plataformas de bases de dados, como o Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, foram determinados os descritores organizados da seguinte ordem combinada: “Ensino de Ciências e Biologia” “Surdez” e “Inclusão”. Desse modo, foram identificados 224 trabalhos, e destes, 24 são associados à temática de investigação. Durante a leitura dos trabalhos selecionados, foi possível evidenciar que a maioria utilizou uma abordagem investigativa com foco nos professores e intérpretes nas salas de aula com estudantes surdos, valendo-se de entrevistas e questionários, enquanto outros desenvolveram práticas pedagógicas inclusivas com o objetivo de diminuir as lacunas existentes no ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia para alunos surdos. Portanto, a partir da leitura e averiguação dos trabalhos, urge a necessidade da formação continuada em educação inclusiva, para que práticas de ensino eficientes sejam adotadas, bem como, destaca-se a importância da criação e implementação de estratégias inclusivas a fim obter um melhor desempenho dos estudantes no ensino de Ciências e Biologia, proporcionando um letramento científico eficiente para a comunidade surda brasileira. |
Keywords: | Biologia Ensino superior (UFS) Ciências biológicas Educação dos surdos Inclusão Pedagogia Inclusão Educação especial Deficiência auditiva |
Subject CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | Figueiredo, Jeicielle de Castro. O estado da arte de pesquisas sobre (dEfi) Ciência Auditiva no ensino de ciências e Biologia no Brasil : (2014-2024). São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20908 |
Appears in Collections: | Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jeicielle_Castro_Figueiredo.pdf | 628,51 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.