Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20908
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | O estado da arte de pesquisas sobre (dEfi) Ciência Auditiva no ensino de ciências e biologia no Brasil :(2014-2024) |
Autor : | Figueiredo, Jeicielle de Castro |
Fecha de publicación : | 28-oct-2024 |
Director(a): | Costa, Edivaldo da Silva |
Resumen: | O presente trabalho trata-se de um Estado da Arte referente à produtividade científica nacional associada à educação de surdos no ensino de Ciências e Biologia. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos produzidos na área de Ciências e Biologia para a educação dos surdos, apresentando um panorama da evolução da produção científica entre os anos de 2014 e 2024. A metodologia fundamentou-se na pesquisa do estado da arte de abordagem quantitativa, utilizando três plataformas de bases de dados, como o Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, foram determinados os descritores organizados da seguinte ordem combinada: “Ensino de Ciências e Biologia” “Surdez” e “Inclusão”. Desse modo, foram identificados 224 trabalhos, e destes, 24 são associados à temática de investigação. Durante a leitura dos trabalhos selecionados, foi possível evidenciar que a maioria utilizou uma abordagem investigativa com foco nos professores e intérpretes nas salas de aula com estudantes surdos, valendo-se de entrevistas e questionários, enquanto outros desenvolveram práticas pedagógicas inclusivas com o objetivo de diminuir as lacunas existentes no ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia para alunos surdos. Portanto, a partir da leitura e averiguação dos trabalhos, urge a necessidade da formação continuada em educação inclusiva, para que práticas de ensino eficientes sejam adotadas, bem como, destaca-se a importância da criação e implementação de estratégias inclusivas a fim obter um melhor desempenho dos estudantes no ensino de Ciências e Biologia, proporcionando um letramento científico eficiente para a comunidade surda brasileira. |
Palabras clave : | Biologia Ensino superior (UFS) Ciências biológicas Educação dos surdos Inclusão Pedagogia Inclusão Educação especial Deficiência auditiva |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Figueiredo, Jeicielle de Castro. O estado da arte de pesquisas sobre (dEfi) Ciência Auditiva no ensino de ciências e Biologia no Brasil : (2014-2024). São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20908 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jeicielle_Castro_Figueiredo.pdf | 628,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.