Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/2090
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de ciências
Autor(es): Mendonça, Luana Marina de Castro
Guimaraes, Carmen Regina Parisotto
Sousa, Glauber Santana de
Data do documento: Set-2013
Abstract: Coleções zoológicas conferem papel complementar ao ensino formal oferecendo aos alunos a oportunidade de assimilar os conteúdos teóricos de forma mais eficaz e significativa. Este trabalho visou proporcionar aos discentes de uma escola pública de Aracaju/SE, uma experiência de ensino e aprendizagem em zoologia através da visitação à Coleção de Invertebrados da UFS e verificar a assimilação dos conteúdos discutidos. Foi aplicado um questionário a 29 dos 100 alunos que participaram da visita. As respostas indicam que sair do ambiente escolar é atividade motivadora para os estudos e que termos científicos, ligados à zoologia e ecologia, precisam ser mais enfatizados tanto na escola quanto em espaços alternativos._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Zoological collections provide complimentary role in the formal teaching methods, by offering students the opportunity to assimilate theoretical subjects in a more effective and significant way. This work aimed to provide the students of a public school in Aracaju/SE with a teaching/learning opportunity in Zoology through visits to the UFS’s Invertebrates Collection and verifying if learning of information was accomplished. A questionnaire was applied to 29 of the 100 students who participated in the visit. Their answers indicate that off-school activities are motivating to the study itself and that scientific terms related to zoology and ecology should be better emphasized both in school and in alternative spaces.
Palavras-chave: Zoologia
Visitação
Coleção didática
Zoology
Visitation
Didactic collection
ISSN: 1982-3657
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: MENDONÇA, L. M. de C.; GUIMARAES, C. R. P.; SOUSA, G. S. de. Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de ciências. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=954%20target=>. Acesso em: 18 jul. 2017.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/2090
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ColecoesZoologicasAlternativaDidatica.pdf232,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.