Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20974
Document Type: Monografia
Title: Dificuldades apresentadas por estudantes do 7° ano nas resoluções de adição e subtração com números inteiros
Authors: Santos, Dênisson Bispo dos
Issue Date: 18-Dec-2024
Advisor: Etcheverria, Teresa Cristina
Resumo : Nesta pesquisa trazemos para discussão uma proposta de ensino de situações aditivas, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (2009). O trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes do 7o ano do ensino fundamental na resolução de situações-problema envolvendo adição e subtração de números inteiros. A intervenção de ensino foi realizada com estudantes de uma turma de 7o ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Itabaiana/SE. Fizemos uso da abordagem qualitativa. Para a coleta de dados fizemos duas aplicações de um instrumento com problemas envolvendo situações aditivas do conjunto dos inteiros e, ainda, registros de áudios e imagens durante as onze aulas desenvolvidas com a turma. Os resultados nos mostraram evidências de que o uso dos recursos materiais: fichas coloridas e reta numérica, pode colaborar para a aprendizagem das operações de adição e subtração com números inteiros. Também, que as dificuldades encontradas na resolução dos problemas foram: números aleatórios; interpretação do problema; interpretação do gráfico; falta de atenção; ausência do sinal do número; falta de conhecimento sobre os inteiros, e que, apesar das dificuldades iniciais na interpretação dos problemas, ao compararmos os resultados presentes na primeira e na segunda aplicação do instrumento, verificamos que houve um avanço no desempenho dos estudantes.
Abstract: In this research, we present a teaching proposal for additive situations, grounded in Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (TCF) (2009). The study aimed to identify the difficulties faced by 7th-grade elementary school students in solving problem situations involving the addition and subtraction of integers. The teaching intervention was conducted with 7th-grade students from a state school in the municipality of Itabaiana, SE, Brazil. We adopted a qualitative approach. Data collection involved two applications of an instrument containing problems related to additive situations within the set of integers, as well as audio and video recordings made during the eleven lessons conducted with the class. The results provided evidence that the use of material resources, such as colored cards and number lines, can support the learning of addition and subtraction operations with integers. Additionally, the main difficulties encountered in solving the problems were: random numbers; problem interpretation, graph interpretation, lack of attention, lack of the number sign, lack of knowledge about integers. Despite the initial challenges in interpreting the problems, a comparison of the results from the first and second applications of the instrument revealed an improvement in the students' performance.
Keywords: Números inteiros
Ensino fundamental
Operação de adição
Operação de subtração
Elementary education
Addition
Subtraction
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencial
Citation: SANTOS, Dênisson Bispo dos. Dificuldades apresentadas por estudantes do 7° ano nas resoluções de adição e subtração com números inteiros. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20974
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denisson_Bispo_Santos.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.