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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20974
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Dificuldades apresentadas por estudantes do 7° ano nas resoluções de adição e subtração com números inteiros |
Autor(es): | Santos, Dênisson Bispo dos |
Data do documento: | 18-Dez-2024 |
Orientador: | Etcheverria, Teresa Cristina |
Resumo: | Nesta pesquisa trazemos para discussão uma proposta de ensino de situações aditivas, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (2009). O trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes do 7o ano do ensino fundamental na resolução de situações-problema envolvendo adição e subtração de números inteiros. A intervenção de ensino foi realizada com estudantes de uma turma de 7o ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Itabaiana/SE. Fizemos uso da abordagem qualitativa. Para a coleta de dados fizemos duas aplicações de um instrumento com problemas envolvendo situações aditivas do conjunto dos inteiros e, ainda, registros de áudios e imagens durante as onze aulas desenvolvidas com a turma. Os resultados nos mostraram evidências de que o uso dos recursos materiais: fichas coloridas e reta numérica, pode colaborar para a aprendizagem das operações de adição e subtração com números inteiros. Também, que as dificuldades encontradas na resolução dos problemas foram: números aleatórios; interpretação do problema; interpretação do gráfico; falta de atenção; ausência do sinal do número; falta de conhecimento sobre os inteiros, e que, apesar das dificuldades iniciais na interpretação dos problemas, ao compararmos os resultados presentes na primeira e na segunda aplicação do instrumento, verificamos que houve um avanço no desempenho dos estudantes. |
Abstract: | In this research, we present a teaching proposal for additive situations, grounded in Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (TCF) (2009). The study aimed to identify the difficulties faced by 7th-grade elementary school students in solving problem situations involving the addition and subtraction of integers. The teaching intervention was conducted with 7th-grade students from a state school in the municipality of Itabaiana, SE, Brazil. We adopted a qualitative approach. Data collection involved two applications of an instrument containing problems related to additive situations within the set of integers, as well as audio and video recordings made during the eleven lessons conducted with the class. The results provided evidence that the use of material resources, such as colored cards and number lines, can support the learning of addition and subtraction operations with integers. Additionally, the main difficulties encountered in solving the problems were: random numbers; problem interpretation, graph interpretation, lack of attention, lack of the number sign, lack of knowledge about integers. Despite the initial challenges in interpreting the problems, a comparison of the results from the first and second applications of the instrument revealed an improvement in the students' performance. |
Palavras-chave: | Números inteiros Ensino fundamental Operação de adição Operação de subtração Elementary education Addition Subtraction |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencial |
Citação: | SANTOS, Dênisson Bispo dos. Dificuldades apresentadas por estudantes do 7° ano nas resoluções de adição e subtração com números inteiros. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20974 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
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