Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21005
Document Type: Dissertação
Title: Compreensão ativa e relações dialógicas na leitura de poemas de Jenyffer Nascimento
Authors: Souza, Hugo Hudsney Santana de
Issue Date: 30-Aug-2024
Advisor: Silva, José Ricardo Carvalho da
Resumo : A leitura de poesia, nas práticas tradicionais, muitas vezes, concentra-se em seu aspecto formal, em detrimento do conteúdo. A falta de uma abordagem crítica e dialógica no ensino da poesia resulta em uma compreensão limitada desse gênero literário e negligencia a análise de seus aspectos axiológicos. Apresentamos uma abordagem com leitura de poemas ético-discursiva, com foco no livro Terra fértil, da poetisa Jenyffer Nascimento. Nossa pesquisa se baseia nas teorias de linguagem e na compreensão da poesia em Bakhtin (1998, 2003, 2010) e Volóchinov (2017, 2019), destacando as categorias: compreensão ativa, relações dialógicas, centros de valores, autor-pessoa, autor-criador, herói/personagem e autor-contemplador. Para realizar um processo de transposição didática das categorias do Círculo de Bakhtin, apoiamo-nos nos estudos de Carvalho (2021), que apontam para procedimentos didáticos no plano da leitura do ponto de vista ético, estético e discursivo, com foco no domínio das capacidades da leitura dialógica. Dessa forma, aplicamos e testamos esses procedimentos em um estudo de caso - um estudo piloto -, a fim de relatar uma experiência de leitura com poema e ressignificação valorada. A partir da experiência de transposição didática das categorias do Círculo de Bakhtin, utilizadas por Carvalho (2023), exploramos os procedimentos da leitura dialógica no campo da prática na sala de aula. Ao final, propusemos a produção de um caderno pedagógico com as atividades destinadas a alunos do 9º ano do ensino fundamental.
Abstract: Reading poetry, in traditional practices, often focuses on its formal aspect to the detriment of its content. The lack of a critical and dialogic approach to teaching poetry results in a limited understanding of this literary genre and neglect of the analysis of its axiological aspects. We propose an approach with ethical-discursive reading of poems, focusing on the book Terra Fértil, by poet Jenyffer Nascimento. Our research is based on the theories of language and understanding of poetry in Bakhtin (1998, 2003, 2010) and Voloshinov (2017, 2019), highlighting the categories: active understanding, dialogical relationships, value centers, author-person, author- creator, hero/character and author-contemplator. To carry out a process of didactic transposition of Bakhtin's circle categories, we rely on the studies of Carvalho (2021, p. 163) who points to didactic procedures in terms of reading from an ethical, aesthetic and discursive point of view with a focus on the domain of dialogic reading skills. Therefore, we applied and tested these procedures in a case study in this pilot study in order to report a reading experience with a poem with valued reframing. Based on the experience of didactic transposition of the Bakhtin Circle categories used by Carvalho (2023), we explored the procedures of dialogical reading in the field of practice in the classroom. In view of this study, we ultimately propose the production of a pedagogical notebook with activities aimed at students in the 9th year of elementary school.
Keywords: Leitura dialógica
Transposição didática
Leitura da poesia
Dialogical reading
Didactic transposition
Reading poetry
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SOUZA, Hugo Hudsney Santana de. Compreensão ativa e relações dialógicas na leitura de poemas de Jenyffer Nascimento. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21005
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HUGO_HUDSNEY_SANTANA_SOUZA.pdf878,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.