Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21005
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Compreensão ativa e relações dialógicas na leitura de poemas de Jenyffer Nascimento
Autor : Souza, Hugo Hudsney Santana de
Fecha de publicación : 30-ago-2024
Director(a): Silva, José Ricardo Carvalho da
Resumen: A leitura de poesia, nas práticas tradicionais, muitas vezes, concentra-se em seu aspecto formal, em detrimento do conteúdo. A falta de uma abordagem crítica e dialógica no ensino da poesia resulta em uma compreensão limitada desse gênero literário e negligencia a análise de seus aspectos axiológicos. Apresentamos uma abordagem com leitura de poemas ético-discursiva, com foco no livro Terra fértil, da poetisa Jenyffer Nascimento. Nossa pesquisa se baseia nas teorias de linguagem e na compreensão da poesia em Bakhtin (1998, 2003, 2010) e Volóchinov (2017, 2019), destacando as categorias: compreensão ativa, relações dialógicas, centros de valores, autor-pessoa, autor-criador, herói/personagem e autor-contemplador. Para realizar um processo de transposição didática das categorias do Círculo de Bakhtin, apoiamo-nos nos estudos de Carvalho (2021), que apontam para procedimentos didáticos no plano da leitura do ponto de vista ético, estético e discursivo, com foco no domínio das capacidades da leitura dialógica. Dessa forma, aplicamos e testamos esses procedimentos em um estudo de caso - um estudo piloto -, a fim de relatar uma experiência de leitura com poema e ressignificação valorada. A partir da experiência de transposição didática das categorias do Círculo de Bakhtin, utilizadas por Carvalho (2023), exploramos os procedimentos da leitura dialógica no campo da prática na sala de aula. Ao final, propusemos a produção de um caderno pedagógico com as atividades destinadas a alunos do 9º ano do ensino fundamental.
Resumen : Reading poetry, in traditional practices, often focuses on its formal aspect to the detriment of its content. The lack of a critical and dialogic approach to teaching poetry results in a limited understanding of this literary genre and neglect of the analysis of its axiological aspects. We propose an approach with ethical-discursive reading of poems, focusing on the book Terra Fértil, by poet Jenyffer Nascimento. Our research is based on the theories of language and understanding of poetry in Bakhtin (1998, 2003, 2010) and Voloshinov (2017, 2019), highlighting the categories: active understanding, dialogical relationships, value centers, author-person, author- creator, hero/character and author-contemplator. To carry out a process of didactic transposition of Bakhtin's circle categories, we rely on the studies of Carvalho (2021, p. 163) who points to didactic procedures in terms of reading from an ethical, aesthetic and discursive point of view with a focus on the domain of dialogic reading skills. Therefore, we applied and tested these procedures in a case study in this pilot study in order to report a reading experience with a poem with valued reframing. Based on the experience of didactic transposition of the Bakhtin Circle categories used by Carvalho (2023), we explored the procedures of dialogical reading in the field of practice in the classroom. In view of this study, we ultimately propose the production of a pedagogical notebook with activities aimed at students in the 9th year of elementary school.
Palabras clave : Leitura dialógica
Transposição didática
Leitura da poesia
Dialogical reading
Didactic transposition
Reading poetry
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : SOUZA, Hugo Hudsney Santana de. Compreensão ativa e relações dialógicas na leitura de poemas de Jenyffer Nascimento. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21005
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HUGO_HUDSNEY_SANTANA_SOUZA.pdf878,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.