Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365
Tipo de Documento: | Livro |
Título : | Fortalecendo identidades: programa de intervenções em socialização étnico-racial para crianças e adolescentes |
Autor : | Santos, Joana dos |
Fecha de publicación : | 2025 |
Director(a): | França, Dalila Xavier de |
Resumen: | A busca por estratégias eficazes na redução do preconceito é uma questão fundamental na Psicologia Social contemporânea. O racismo, enraizado na nossa sociedade, muitas vezes age como uma barreira para as relações interraciais e a igualdade entre grupos étnicos, raciais e sociais, além de gerar prejuízos para as identidades étnico-raciais de crianças e adolescentes. Frente a esse cenário, o presente material visa detalhar o programa de intervenções embasado em teorias da Psicologia Social, o qual foi implementado e avaliado anteriormente. A ideia central desta cartilha é servir como um guia para profissionais da educação, tais como professores, psicólogos e gestores educacionais, utilizarem como modelo e referência para suas iniciativas voltadas ao trabalho com as identidades étnico-raciais e à luta contra o racismo no ambiente escolar. |
Palabras clave : | Identidade social Intervenção (Psicologia) Psicologia social Racismo Relações étnico-raciais Socialização |
Patrocinio: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma : | por |
Institución: | Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES) |
License: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365 |
Aparece en las colecciones: | OPPES - Publicações Psicologia (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANA_SANTOS-Cartilha.pdf | 5,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.