Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365
Tipo de Documento: Livro
Título : Fortalecendo identidades: programa de intervenções em socialização étnico-racial para crianças e adolescentes
Autor : Santos, Joana dos
Fecha de publicación : 2025
Director(a): França, Dalila Xavier de
Resumen: A busca por estratégias eficazes na redução do preconceito é uma questão fundamental na Psicologia Social contemporânea. O racismo, enraizado na nossa sociedade, muitas vezes age como uma barreira para as relações interraciais e a igualdade entre grupos étnicos, raciais e sociais, além de gerar prejuízos para as identidades étnico-raciais de crianças e adolescentes. Frente a esse cenário, o presente material visa detalhar o programa de intervenções embasado em teorias da Psicologia Social, o qual foi implementado e avaliado anteriormente. A ideia central desta cartilha é servir como um guia para profissionais da educação, tais como professores, psicólogos e gestores educacionais, utilizarem como modelo e referência para suas iniciativas voltadas ao trabalho com as identidades étnico-raciais e à luta contra o racismo no ambiente escolar.
Palabras clave : Identidade social
Intervenção (Psicologia)
Psicologia social
Racismo
Relações étnico-raciais
Socialização
Patrocinio: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma : por
Institución: Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES)
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365
Aparece en las colecciones: OPPES - Publicações
Psicologia (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOANA_SANTOS-Cartilha.pdf5,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.