Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365
Tipo de Documento: Livro
Título: Fortalecendo identidades: programa de intervenções em socialização étnico-racial para crianças e adolescentes
Autor(es): Santos, Joana dos
Data do documento: 2025
Orientador: França, Dalila Xavier de
Resumo: A busca por estratégias eficazes na redução do preconceito é uma questão fundamental na Psicologia Social contemporânea. O racismo, enraizado na nossa sociedade, muitas vezes age como uma barreira para as relações interraciais e a igualdade entre grupos étnicos, raciais e sociais, além de gerar prejuízos para as identidades étnico-raciais de crianças e adolescentes. Frente a esse cenário, o presente material visa detalhar o programa de intervenções embasado em teorias da Psicologia Social, o qual foi implementado e avaliado anteriormente. A ideia central desta cartilha é servir como um guia para profissionais da educação, tais como professores, psicólogos e gestores educacionais, utilizarem como modelo e referência para suas iniciativas voltadas ao trabalho com as identidades étnico-raciais e à luta contra o racismo no ambiente escolar.
Palavras-chave: Identidade social
Intervenção (Psicologia)
Psicologia social
Racismo
Relações étnico-raciais
Socialização
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES)
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365
Aparece nas coleções:OPPES - Publicações
Psicologia (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANA_SANTOS-Cartilha.pdf5,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.