Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365
Tipo de Documento: | Livro |
Título: | Fortalecendo identidades: programa de intervenções em socialização étnico-racial para crianças e adolescentes |
Autor(es): | Santos, Joana dos |
Data do documento: | 2025 |
Orientador: | França, Dalila Xavier de |
Resumo: | A busca por estratégias eficazes na redução do preconceito é uma questão fundamental na Psicologia Social contemporânea. O racismo, enraizado na nossa sociedade, muitas vezes age como uma barreira para as relações interraciais e a igualdade entre grupos étnicos, raciais e sociais, além de gerar prejuízos para as identidades étnico-raciais de crianças e adolescentes. Frente a esse cenário, o presente material visa detalhar o programa de intervenções embasado em teorias da Psicologia Social, o qual foi implementado e avaliado anteriormente. A ideia central desta cartilha é servir como um guia para profissionais da educação, tais como professores, psicólogos e gestores educacionais, utilizarem como modelo e referência para suas iniciativas voltadas ao trabalho com as identidades étnico-raciais e à luta contra o racismo no ambiente escolar. |
Palavras-chave: | Identidade social Intervenção (Psicologia) Psicologia social Racismo Relações étnico-raciais Socialização |
Agência de fomento: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES) |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21365 |
Aparece nas coleções: | OPPES - Publicações Psicologia (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANA_SANTOS-Cartilha.pdf | 5,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.