Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21560
Document Type: Artigo
Title: O Scrum como forma de gerenciar alunos em projetos de desenvolvimento tecnológico e iniciação científica: um estudo de caso realizado na UNIT/SE
Other Titles: Scrum as a way to manage students in projects of technological development and scientific initiation: a case study conducted at UNIT/SE
Scrum como forma de administrar alumnos en proyectos de desarrollo tecnológico e iniciación científica: un estudio de caso realizado en UNIT/SE
Authors: Rocha, Fabio Gomes
Sabino, Rosimeri Ferraz
Silva, Thiciane Suely Couto
Santana, Larissa Freitas
Issue Date: Aug-2017
Resumo : O trabalho trata sobre a adoção do framework Scrum como ferramenta para gestão de projeto de software, apresentando um estudo de caso com alunos de iniciação científica de uma universidade da região nordeste brasileira. Buscou-se analisar se a utilização do Scrum por desenvolvedores ainda em formação acadêmica contribui para a agilidade no processo de implementação do produto, permitindo uma maior integração entre a equipe. Os resultados apontaram que a adoção do Scrum se mostra eficaz não apenas para a gestão do projeto, como também e, principalmente, para a promoção da autonomia dos estudantes em relação ao aprendizado e à tomada de decisão. Esses aspectos tornam-se relevantes para uma formação integral dos estudantes, podendo constituir bases para investigações futuras sobre a utilização de ferramentas tecnológicas e métodos ágeis na educação.
Abstract: This research deal with the adoption of the Scrum framework as a tool for software project management, presenting a case study with students of scientific initiation from a university in the northeast region of Brazil. It was sought to analyze if the use of Scrum by developers still in academic formation contributes to the agility in the process of product implementation, allowing a greater integration among the team. The results showed that the adoption of Scrum is effective not only for the management of the project, but also for the promotion of student autonomy in relation to learning and decision making. These aspects become relevant for a integral formation of students, and may form the basis for future research on the use of technological tools and agile methods in education.
El trabajo trata sobre la adopción del marco Scrum como herramienta para gestión de proyectos de software, presentando un estudio de caso con alumnos de iniciación científica de una universidad de la región nordeste brasileña. Se buscó analizar si la utilización del Scrum por desarrolladores aún en formación académica contribuye a la agilidad en el proceso de implementación del producto, permitiendo una mayor integración entre el equipo. Los resultados apuntaron que la adopción del Scrum se muestra eficaz no sólo para la gestión del proyecto, sino también, sobre todo, para la promoción de la autonomía de los estudiantes en relación al aprendizaje ya la toma de decisión. Estos aspectos se tornan relevantes para una formación integral de los estudiantes, pudiendo constituir bases para futuras investigaciones sobre la utilización de herramientas tecnológicas y métodos ágiles en la educación.
Keywords: Framework Scrum
Gerenciamento de alunos
Projetos científicos
Scrum Framework
Management of students
Scientific projects
Framework Scrum
Gestión de alumnos
Proyectos científicos
ISSN: 2176-171X
Is part of: Revista EDaPECI
Language: por
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Citation: ROCHA, F. G. et al. O Scrum como forma de gerenciar alunos em projetos de desenvolvimento tecnológico e iniciação científica: um estudo de caso realizado na UNIT/SE. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v 17, n. 2, p. 213-223, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/6770/pdf. Acesso em: 4 abr. 2025
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21560
Appears in Collections:DSE - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ScrumGerenciarAlunosIniciacaoCientifica.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.