Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21706
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : A relação entre as diferentes formas de vender na construção do turismo do Centro Antigo de Salvador: uma introdução
Autor : Jesus, Ícaro Gil Oliveira de
Fecha de publicación : oct-2024
Resumen: O misticismo que povoa a cidade de Salvador, sua versatilidade e também sua resiliência, construídos com o passar do tempo por necessidade, agora são imortalizados em obras de Jorge Amado e Dorival Caymmi que até hoje transbordam da fantasia e povoam o imaginário do que é “baiano”. Este imaginário é um dos principais pilares econômicos de Salvador, pois através do turismo a cidade angaria investimento para solidificá-lo, numa relação simbiótica entre o místico e o moderno. O objetivo deste trabalho é explorar e compartilhar entendimentos iniciais sobre uma pesquisa de mestrado em andamento, em seu início. A pesquisa de mestrado é sobre a relação das agências do Estado, comércio de classe alta e o comércio de rua na construção do turismo do centro histórico de Salvador, mas aqui cabe um trabalho já feito sobre a análise sociogenética da região e a exposição de algumas conclusões por entrevistas exploratórias e abertas. A conclusão gira em torno da importância do comércio de rua e sua constituição como “Mercado Contestado”.
Resumen : The mysticism that builds the city of Salvador, with versatility and also resilience of the people, made up over time out of necessity, are now immortalized in works by Jorge Amado and Dorival Caymmi that to this day overflow with fantasy the minds of who question “what is to be a Baiano”. This imaginary is one of the main economic pillars of Salvador, as through tourism the city raises investment to solidify it, in a symbiotic relationship between the mystical and the modern. The objective of this work is to explore and share initial understandings about ongoing master's research at its beginning. The master's research is about the relation between State agencies, upper class commerce agency and street commerce agency in the construction of tourism in the historic center of Salvador, but in this article it is possible to present the work already done: the sociogenetic analysis of the region and the exposure of some conclusions through exploratory and open interviews are examples of it. The conclusion revolves around the importance of street commerce and its constitution as a “Contested Market”.
Palabras clave : Turismo de Salvador
Sociologia dos mercados
Urbanismo
Cultura afro-brasileira
Sociology of markets
Urbanism
Afro brazilian culture
ISSN : 2526-3013
Es parte de: Anais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafios
Idioma : por
Institución: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citación : JESUS, I. G. O. A relação entre as diferentes formas de vender na construção do turismo do Centro Antigo de Salvador: uma introdução. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.
License: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21706
Aparece en las colecciones: GT 1 - Sociedade e vida econômica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VenderConstrucaoTurismoSalvador.pdf341,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.