Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21706
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A relação entre as diferentes formas de vender na construção do turismo do Centro Antigo de Salvador: uma introdução
Autor(es): Jesus, Ícaro Gil Oliveira de
Data do documento: Out-2024
Resumo: O misticismo que povoa a cidade de Salvador, sua versatilidade e também sua resiliência, construídos com o passar do tempo por necessidade, agora são imortalizados em obras de Jorge Amado e Dorival Caymmi que até hoje transbordam da fantasia e povoam o imaginário do que é “baiano”. Este imaginário é um dos principais pilares econômicos de Salvador, pois através do turismo a cidade angaria investimento para solidificá-lo, numa relação simbiótica entre o místico e o moderno. O objetivo deste trabalho é explorar e compartilhar entendimentos iniciais sobre uma pesquisa de mestrado em andamento, em seu início. A pesquisa de mestrado é sobre a relação das agências do Estado, comércio de classe alta e o comércio de rua na construção do turismo do centro histórico de Salvador, mas aqui cabe um trabalho já feito sobre a análise sociogenética da região e a exposição de algumas conclusões por entrevistas exploratórias e abertas. A conclusão gira em torno da importância do comércio de rua e sua constituição como “Mercado Contestado”.
Abstract: The mysticism that builds the city of Salvador, with versatility and also resilience of the people, made up over time out of necessity, are now immortalized in works by Jorge Amado and Dorival Caymmi that to this day overflow with fantasy the minds of who question “what is to be a Baiano”. This imaginary is one of the main economic pillars of Salvador, as through tourism the city raises investment to solidify it, in a symbiotic relationship between the mystical and the modern. The objective of this work is to explore and share initial understandings about ongoing master's research at its beginning. The master's research is about the relation between State agencies, upper class commerce agency and street commerce agency in the construction of tourism in the historic center of Salvador, but in this article it is possible to present the work already done: the sociogenetic analysis of the region and the exposure of some conclusions through exploratory and open interviews are examples of it. The conclusion revolves around the importance of street commerce and its constitution as a “Contested Market”.
Palavras-chave: Turismo de Salvador
Sociologia dos mercados
Urbanismo
Cultura afro-brasileira
Sociology of markets
Urbanism
Afro brazilian culture
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafios
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: JESUS, I. G. O. A relação entre as diferentes formas de vender na construção do turismo do Centro Antigo de Salvador: uma introdução. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.
Licença: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21706
Aparece nas coleções:GT 1 - Sociedade e vida econômica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VenderConstrucaoTurismoSalvador.pdf341,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.