Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21745
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Contribuições da disciplina Ensino de história e educação para as relações étnico-raciais para formação docente no ProfHistória-2024
Autor : Souza, Andréia Moreira de
Silva, José Nerisvaldo Santos
Matos, Josefa Rosania Reis de
Fecha de publicación : oct-2024
Resumen: Este estudo qualitativo investigou o impacto da disciplina "Ensino de História e Educação para as Relações Étnico-raciais" na formação de professores, no contexto do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Sergipe, turma de 2024. A pesquisa buscou apresentar como a disciplina contribuiu para a descolonização do Ensino de História, a produção de narrativas afrodiaspóricas e a transformação das práticas pedagógicas que podem ser inseridas em sala de aula pelos professores. A partir da análise de observações em aula e de um questionário aplicado aos participantes (professores mestrandos), faremos uma análise descritiva dos resultados que indicam o que a aludida disciplina proporcionou aos mestrandos. Este estudo teve como aporte teórico os estudos dos professores da aludida disciplina: Dra. Mariana Bracks Fonseca, Dr. Dulcidio Manoel Albuquerque Cossa (Nyimpini Khosa), Dr. Mohammed Yassin (Aboua Kumassi Koffi Blaise). Além destes, trazemos as contribuições de autores trabalhados por eles como Amadou Hampâté Bâ, Cheik Anta Diop, Fábio Leite, Renato Nogueira, além de trazermos à baila o respaldo de outros autores que abordam sobre os eixos temáticos trabalhados a exemplo de Chimamanda Adichie, Bell Hooks, Frantz Fanon, Cida Bento e Sueli Carneiro. Como resultados, espera-se a partir de uma nova perspectiva sobre a História da África e da diáspora africana, a desconstrução de narrativas eurocêntricas e valorização a ancestralidade/espiritualidade e a cultura afro-brasileira que possibilite novas habilidades para trabalhar com fontes históricas diversas, promover a diversidade em sala de aula e descolonizar o currículo.
Resumen : This qualitative study investigates the impact of the course "Teaching History and Education for Ethnic-Racial Relations" on the professional development of teachers within the context of the Professional Master's in History program at the Federal University of Sergipe, class of 2024. The research seeks to understand how the course contributed to the decolonization of history teaching, the production of Afro-diasporic narratives, and the transformation of pedagogical practices that can be implemented in the classroom by teachers. Through the analysis of classroom observations and a questionnaire applied to participants (master's students), we will present a descriptive analysis of the results indicating what the aforementioned course provided to the master's students. This study was theoretically supported by the works of the course professors: Dr. Mariana Bracks Fonseca, Dr. Dulcidio Manoel Albuquerque Cossa (Nyimpini Khosa), and Dr. Mohammed Yassin (Aboua Kumassi Koffi Blaise). In addition to these, we bring the contributions of authors worked by them, such as Amadou Hampâté Bâ, Cheik Anta Diop, Fábio Leite, Renato Nogueira, as well as bringing to the fore the support of other authors who address the thematic axes worked on, such as Chimamanda Adichie, Bell Hooks, Frantz Fanon, Cida Bento, and Sueli Carneiro. As results, we expect, from a new perspective on the history of Africa and the African diaspora, the deconstruction of Eurocentric narratives and the valorization of ancestry/spirituality and AfroBrazilian culture, which enables new skills to work with diverse historical sources, promote diversity in the classroom, and decolonize the curriculum.
Palabras clave : Educação para as relações étnico-raciais
Ensino de história
Mestrado ProfHistória
Formação de professores
Ethnic-racial relations education
History teaching
Professional Master's in History
Teacher training
ISSN : 2526-3013
Es parte de: Anais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafios
Idioma : por
Institución: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citación : SOUZA, A. M.; SILVA, J. N. S.; MATOS, J. R. R. Contribuições da disciplina Ensino de história e educação para as relações étnico-raciais para formação docente no ProfHistória-2024. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.
License: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21745
Aparece en las colecciones: GT 4 - Expressão cultural e produção de narrativas diaspóricas: intersecções entre raça, gênero, sexualidade e classe

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ContribuicoesDisciplinaEnsinoHistoria.pdf312,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.