Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280
Document Type: Outro
Title: Módulo didático: capacidades argumentativas para distinção e perspectivação de fato e opinião
Authors: Rodrigues, Luzia Pinheiro da Silva
Issue Date: 2025
Advisor: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo : Esta proposta pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), insere-se em um programa de abrangência nacional que visa ao aprimoramento dos professores do Ensino Fundamental e Médio no ensino da língua portuguesa. O foco central desta iniciativa é promover o desenvolvimento das competências argumentativas, essenciais para a distinção e a análise crítica entre fato e opinião. Destinada às turmas do Ensino Fundamental, a proposta contempla um conjunto de conversas e orientações para os educadores, acompanhadas de sugestões de atividades práticas voltadas aos estudantes. A partir de uma perspectiva interacional da argumentação, que prioriza uma leitura crítica e contextualizada, o objetivo principal deste módulo é ampliar as capacidades argumentativas dos estudantes por meio de um projeto que considere os diferentes usos da língua em variados contextos sociais.
Keywords: Didática
Capacidades
Argumentação
Leitura e oralidade
Fato e opinião
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZIA_PINHEIRO_SILVA_RODRIGUES-ModuloDidatico.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.