Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280
Document Type: | Outro |
Title: | Módulo didático: capacidades argumentativas para distinção e perspectivação de fato e opinião |
Authors: | Rodrigues, Luzia Pinheiro da Silva |
Issue Date: | 2025 |
Advisor: | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
Resumo : | Esta proposta pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), insere-se em um programa de abrangência nacional que visa ao aprimoramento dos professores do Ensino Fundamental e Médio no ensino da língua portuguesa. O foco central desta iniciativa é promover o desenvolvimento das competências argumentativas, essenciais para a distinção e a análise crítica entre fato e opinião. Destinada às turmas do Ensino Fundamental, a proposta contempla um conjunto de conversas e orientações para os educadores, acompanhadas de sugestões de atividades práticas voltadas aos estudantes. A partir de uma perspectiva interacional da argumentação, que prioriza uma leitura crítica e contextualizada, o objetivo principal deste módulo é ampliar as capacidades argumentativas dos estudantes por meio de um projeto que considere os diferentes usos da língua em variados contextos sociais. |
Keywords: | Didática Capacidades Argumentação Leitura e oralidade Fato e opinião |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22280 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUZIA_PINHEIRO_SILVA_RODRIGUES-ModuloDidatico.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.