Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22478
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Ferramenta FACTS para análise de abordagem CTSA em micologia em livros didáticos |
Autor : | Abreu, Larissa Souza de |
Fecha de publicación : | 21-may-2025 |
Director(a): | Pimentel Junior, Clivio |
Resumen: | Apesar de sua importância médica, econômica, tecnológica e de seu papel ecológico, os fungos tem sido negligenciados na educação básica. Segundo a literatura prévia, os livros didáticos exibem abordagens superficiais e descontextualizadas sobre o tema. Neste sentido, a abordagem CTSA pode ser uma alternativa para promover um ensino mais significativo de micologia, que estimule a análise crítica do papel e das aplicações desses organismos para a produção do bem estar social. Diante do quadro atual do ensino de micologia, feito de maneira descontextualizada do cotidiano do aluno, e da carência de trabalhos voltados a avaliação de livros didáticos sobre o eixo do estudo dos fungos, a seguinte monografia analisou de forma quali-quantitativa os dois livros didáticos propostos pelo PNLD 2021 — dados mais recentes no FNDE — de maior tiragem utilizando a ferramenta em forma de rubrica FACTS. O instrumento foi desenvolvido para análise de materiais didáticos a partir dos valores da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A análise documental teve cunho interpretativo, baseado nas concepções da autora das contribuições dos livros didáticos para o ensino CTSA. A partir da pesquisa, verificou-se que os livros possuem uma abordagem centrada nas utilizações dos fungos na indústria e economia, deixando de lado as potencialidades dos fungos para promoção da tomada de decisão dos indivíduos frente a situações envolvendo esses organismos, em especial no que se refere a saúde e a sustentabilidade. |
Palabras clave : | Biologia Ensino superior (UFS) Ensino de micologia Livro didático Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) Microbiologia |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Abreu, Larissa Souza de. Ferramenta FACTS para análise de abordagem CTSA em micologia em livros didáticos. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22478 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa_Souza_Abreu.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.