Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22478
Tipo de Documento: Monografia
Título: Ferramenta FACTS para análise de abordagem CTSA em micologia em livros didáticos
Autor(es): Abreu, Larissa Souza de
Data do documento: 21-Mai-2025
Orientador: Pimentel Junior, Clivio
Resumo: Apesar de sua importância médica, econômica, tecnológica e de seu papel ecológico, os fungos tem sido negligenciados na educação básica. Segundo a literatura prévia, os livros didáticos exibem abordagens superficiais e descontextualizadas sobre o tema. Neste sentido, a abordagem CTSA pode ser uma alternativa para promover um ensino mais significativo de micologia, que estimule a análise crítica do papel e das aplicações desses organismos para a produção do bem estar social. Diante do quadro atual do ensino de micologia, feito de maneira descontextualizada do cotidiano do aluno, e da carência de trabalhos voltados a avaliação de livros didáticos sobre o eixo do estudo dos fungos, a seguinte monografia analisou de forma quali-quantitativa os dois livros didáticos propostos pelo PNLD 2021 — dados mais recentes no FNDE — de maior tiragem utilizando a ferramenta em forma de rubrica FACTS. O instrumento foi desenvolvido para análise de materiais didáticos a partir dos valores da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A análise documental teve cunho interpretativo, baseado nas concepções da autora das contribuições dos livros didáticos para o ensino CTSA. A partir da pesquisa, verificou-se que os livros possuem uma abordagem centrada nas utilizações dos fungos na indústria e economia, deixando de lado as potencialidades dos fungos para promoção da tomada de decisão dos indivíduos frente a situações envolvendo esses organismos, em especial no que se refere a saúde e a sustentabilidade.
Palavras-chave: Biologia
Ensino superior (UFS)
Ensino de micologia
Livro didático
Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA)
Microbiologia
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Abreu, Larissa Souza de. Ferramenta FACTS para análise de abordagem CTSA em micologia em livros didáticos. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22478
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Souza_Abreu.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.