Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22601| Document Type: | Monografia | 
| Title: | Avaliação do potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia | 
| Authors: | Oliveira, Emilly Victória Nascimento de | 
| Issue Date: | 9-Apr-2024 | 
| Advisor: | Pimentel Júnior, Clívio | 
| Resumo : | Aulas realizadas em espaços não-formais, como museus, praças, parques e zoológicos, são mecanismos importantes para despertar o interesse, curiosidade e habilidades dos discentes. A educação não-formal pode ser caracterizada como aquela capaz de promover um aprendizado a partir de qualquer ação voltada para a formação de indivíduos sensíveis ao contexto social e capazes de tomar decisões em prol do bem coletivo. Além de ser uma ferramenta apropriada para proporcionar uma aprendizagem significativa acerca dos assuntos típicos da escolarização formal. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o possível potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia. Assim, para a concretização da pesquisa, alguns espaços considerados não-formais foram escolhidos para serem avaliados em relação ao seu potencial educativo, foram eles: Zoológico de Aracaju, Museu da Gente Sergipana, Projeto Tamar de Aracaju e Praia de Atalaia. Para a avaliação desses espaços foi utilizado o roteiro de investigação de espaços não-formais composto, principalmente, por questões abertas relacionadas à identificação dos espaços, ao contexto sócio-histórico, ao perfil dos mediadores educativos e às estratégias utilizadas para difusão dos conhecimentos. A partir da análise da presença de recursos educativos e da utilização de estratégias de disseminação do conhecimento científico foi possível identificar que todos os espaços escolhidos possuem potencial formativo associado ao ensino de Ciências e Biologia. Além disso, a investigação desses espaços proporciona a aquisição de competências importantes ao longo da formação docente. | 
| Keywords: | Ciências biológicas Biologia Ensino superior (UFS) Educação (Observação em campo) Aula de campo Educação ambiental  | 
| Subject CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | 
| Language: | por | 
| Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | 
| Citation: | Oliveira, Emilly Victória Nascimento de. Avaliação do potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22601 | 
| Appears in Collections: | Biologia | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Emilly_Victoria_Nascimento_Oliveira.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
        