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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22601
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Avaliação do potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia |
Autor(es): | Oliveira, Emilly Victória Nascimento de |
Data do documento: | 9-Abr-2024 |
Orientador: | Pimentel Júnior, Clívio |
Resumo: | Aulas realizadas em espaços não-formais, como museus, praças, parques e zoológicos, são mecanismos importantes para despertar o interesse, curiosidade e habilidades dos discentes. A educação não-formal pode ser caracterizada como aquela capaz de promover um aprendizado a partir de qualquer ação voltada para a formação de indivíduos sensíveis ao contexto social e capazes de tomar decisões em prol do bem coletivo. Além de ser uma ferramenta apropriada para proporcionar uma aprendizagem significativa acerca dos assuntos típicos da escolarização formal. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o possível potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia. Assim, para a concretização da pesquisa, alguns espaços considerados não-formais foram escolhidos para serem avaliados em relação ao seu potencial educativo, foram eles: Zoológico de Aracaju, Museu da Gente Sergipana, Projeto Tamar de Aracaju e Praia de Atalaia. Para a avaliação desses espaços foi utilizado o roteiro de investigação de espaços não-formais composto, principalmente, por questões abertas relacionadas à identificação dos espaços, ao contexto sócio-histórico, ao perfil dos mediadores educativos e às estratégias utilizadas para difusão dos conhecimentos. A partir da análise da presença de recursos educativos e da utilização de estratégias de disseminação do conhecimento científico foi possível identificar que todos os espaços escolhidos possuem potencial formativo associado ao ensino de Ciências e Biologia. Além disso, a investigação desses espaços proporciona a aquisição de competências importantes ao longo da formação docente. |
Palavras-chave: | Ciências biológicas Biologia Ensino superior (UFS) Educação (Observação em campo) Aula de campo Educação ambiental |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Oliveira, Emilly Victória Nascimento de. Avaliação do potencial formativo de espaços educacionais não-formais no ensino de Ciências e Biologia. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22601 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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