Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22634
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Caderno de leitura: a partir de sequência didática
Authors: Andrade, Ivone Soares de
Issue Date: 2025
Advisor: Santos, Jeane de Cássia Nascimento
Resumo : Este caderno de leitura foi feito para você, querido e amado professor! O caderno de leitura segue uma sequência didática baseado em Rildo Cosson, como prática interventiva de leitura e reescrita a partir de contos, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede PROFLETRAS - da unidade de Itabaiana-SE, sob a orientação da professora Dr Jeane de Cassia Nascimento Santos. Este caderno de leitura foi motivado e elaborado, a partir de reflexões sobre a dificuldade de compreensão do texto literário durante as aulas de Língua Portuguesa por alunos do 5° ano do ensino fundamental, último ciclo da educação básica. Este material didático foi aplicado como um instrumento propício para desenvolver competências leitoras nos alunos, a partir de sua subjetividade ao observar o diálogo que eles estabelecem com os contos e as experiências proporcionadas por suas leituras. Buscamos, com este Caderno, instrumentalizar professores na potencialização da leitura do texto literário, além de estimular inovação das práticas docentes nas aulas do Ensino Fundamental fim formar leitores responsivos e por toda a vida.
Keywords: Conto de fadas
Caderno de leitura
Leitura subjetiva
Leitura
Livros e leitura
Literatura – Estudo e ensino
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Is part of: Releitura e recontação de contos de fadas a partir de cadernos de leitura
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22634
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVONE_SOARES_ANDRADE_Cadernopedagogico.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.