Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22634
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Caderno de leitura: a partir de sequência didática
Autor : Andrade, Ivone Soares de
Fecha de publicación : 2025
Director(a): Santos, Jeane de Cássia Nascimento
Resumen: Este caderno de leitura foi feito para você, querido e amado professor! O caderno de leitura segue uma sequência didática baseado em Rildo Cosson, como prática interventiva de leitura e reescrita a partir de contos, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede PROFLETRAS - da unidade de Itabaiana-SE, sob a orientação da professora Dr Jeane de Cassia Nascimento Santos. Este caderno de leitura foi motivado e elaborado, a partir de reflexões sobre a dificuldade de compreensão do texto literário durante as aulas de Língua Portuguesa por alunos do 5° ano do ensino fundamental, último ciclo da educação básica. Este material didático foi aplicado como um instrumento propício para desenvolver competências leitoras nos alunos, a partir de sua subjetividade ao observar o diálogo que eles estabelecem com os contos e as experiências proporcionadas por suas leituras. Buscamos, com este Caderno, instrumentalizar professores na potencialização da leitura do texto literário, além de estimular inovação das práticas docentes nas aulas do Ensino Fundamental fim formar leitores responsivos e por toda a vida.
Palabras clave : Conto de fadas
Caderno de leitura
Leitura subjetiva
Leitura
Livros e leitura
Literatura – Estudo e ensino
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Es parte de: Releitura e recontação de contos de fadas a partir de cadernos de leitura
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22634
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IVONE_SOARES_ANDRADE_Cadernopedagogico.pdf3,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.