Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711
Document Type: Artigo
Title: Práticas pedagógicas: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida
Other Titles: Pedagogical practices: insurgencies, resistances, and affections as life policies
Authors: Silva, Guilherme Henrique da
Lucini, Marizete
Issue Date: Sep-2024
Resumo : Este artigo surge de insurgências pedagógicas vivenciadas em uma disciplina do Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Reflete sobre novas possibilidades no ensino da pós-graduação, desafiando o modelo ocidental que separa corpo e mente, razão e emoção. Com uma abordagem decolonial, explora-se novas maneiras de perceber e habitar o mundo. A partir das experiências de discentes e docentes, destaca-se o movimento "corazonar" como prática disruptiva, rompendo com os sentidos hegemônicos do conhecimento e dialogando sobre sabedorias diversas nas salas de aula e na vida. As aspirações centram-se na construção de comunidades de aprendizagem, onde cada voz é valorizada, promovendo a autonomia do educando e pautando-se pela equidade (hooks, 2017). Conclui-se que é tempo de insurgência em Abya Yala, valorizando as margens nos debates educacionais, desaprendendo conceitos arraigados e reconhecendo a centralidade das sabedorias diversas.
Abstract: This article emerges from pedagogical insurgencies experienced in a course within the Doctorate in Education at the Federal University of Sergipe. It reflects on new possibilities in postgraduate teaching, challenging the Western model that separates body and mind, reason and emotion. With a decolonial approach, new ways of perceiving and inhabiting the world are explored. Based on the experiences of students and teachers, the "corazonar" movement is highlighted as a disruptive practice, breaking with hegemonic notions of knowledge and engaging with diverse wisdoms in the classroom and in life. The aspirations focus on building learning communities where every voice is valued, promoting student autonomy and guided by equity (hooks, 2017). It concludes that it is time for insurgency in Abya Yala, valuing the margins in educational debates, unlearning ingrained concepts, and recognizing the centrality of diverse wisdoms.
Keywords: Aprendizagem com recursos tecnológicos
Currículo escolar
Integração curricular
Nativos digitais
Pedagogical practices
Undergraduate and postgraduate teaching
Decoloniality
Corazonar
ISSN: 2447-0783
Is part of: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa Contexto e Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Citation: SILVA, G. H.; LUCINI, M. Práticas pedagógica: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 10, n. 34, p. 828-841, 2024. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6171/4541. Acesso em: 17 jul. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711
Appears in Collections:DED - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasPedagogicasInsurgenciasResistenciasAfetos.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.