Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Práticas pedagógicas: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical practices: insurgencies, resistances, and affections as life policies |
Autor(es): | Silva, Guilherme Henrique da Lucini, Marizete |
Data do documento: | Set-2024 |
Resumo: | Este artigo surge de insurgências pedagógicas vivenciadas em uma disciplina do Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Reflete sobre novas possibilidades no ensino da pós-graduação, desafiando o modelo ocidental que separa corpo e mente, razão e emoção. Com uma abordagem decolonial, explora-se novas maneiras de perceber e habitar o mundo. A partir das experiências de discentes e docentes, destaca-se o movimento "corazonar" como prática disruptiva, rompendo com os sentidos hegemônicos do conhecimento e dialogando sobre sabedorias diversas nas salas de aula e na vida. As aspirações centram-se na construção de comunidades de aprendizagem, onde cada voz é valorizada, promovendo a autonomia do educando e pautando-se pela equidade (hooks, 2017). Conclui-se que é tempo de insurgência em Abya Yala, valorizando as margens nos debates educacionais, desaprendendo conceitos arraigados e reconhecendo a centralidade das sabedorias diversas. |
Abstract: | This article emerges from pedagogical insurgencies experienced in a course within the Doctorate in Education at the Federal University of Sergipe. It reflects on new possibilities in postgraduate teaching, challenging the Western model that separates body and mind, reason and emotion. With a decolonial approach, new ways of perceiving and inhabiting the world are explored. Based on the experiences of students and teachers, the "corazonar" movement is highlighted as a disruptive practice, breaking with hegemonic notions of knowledge and engaging with diverse wisdoms in the classroom and in life. The aspirations focus on building learning communities where every voice is valued, promoting student autonomy and guided by equity (hooks, 2017). It concludes that it is time for insurgency in Abya Yala, valuing the margins in educational debates, unlearning ingrained concepts, and recognizing the centrality of diverse wisdoms. |
Palavras-chave: | Aprendizagem com recursos tecnológicos Currículo escolar Integração curricular Nativos digitais Pedagogical practices Undergraduate and postgraduate teaching Decoloniality Corazonar |
ISSN: | 2447-0783 |
Parte de : | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa Contexto e Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
Citação: | SILVA, G. H.; LUCINI, M. Práticas pedagógica: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 10, n. 34, p. 828-841, 2024. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6171/4541. Acesso em: 17 jul. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711 |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasPedagogicasInsurgenciasResistenciasAfetos.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.