Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22785
Tipo de Documento: | Tese |
Título : | Entre trincheiras narrativas: as encruzilhadas de Pepetela |
Autor : | Santos, Jeferson Rodrigues dos |
Fecha de publicación : | 24-feb-2025 |
Director(a): | Gomes, Carlos Magno Santos |
Resumen: | Esta tese articula o conceito de “encruzilhada” como estratégia de contranarrativa nos romances de Pepetela, elegendo-o como o método crítico-analítico central deste estudo. Ao rastrear os aspectos políticos e estéticos na obra do autor, o método revela as táticas de uma literatura de resistência que, simultaneamente, revisa e questiona o olhar colonizador. Configura-se, assim, uma abordagem afro-literária que opera como estética de reconstrução, na qual vozes e saberes se encontram, se tensionam e projetam saídas para o caos social e político herdado do colonialismo (Martins, 2021; Rufino, 2019; Mbembe, 2011, 2016; Sodré, 2017; Padilha, 2002; Nkosi, 1981; Thiong'o, 1997; Gilroy, 2001; Glissant, 2021). A análise é informada por estudos pós-coloniais (Prince, 2005; Said, 2005, 2011; Bhabha, 2013; Spivak, 2010), por abordagens decoloniais e teorias contracoloniais (Piglia, 1990; Mignolo, 2003; Quijano, 2009; Grosfoguel, 2007; Sousa Santos, 2002), além da fortuna crítica sobre literaturas em língua portuguesa (Chaves, 1999, 2005; Laranjeira, 1995, 2023; Trigo, 1981; Mata, 1993, 2001, 2007; Leite, 2003, 2012; Lanzieiro, 2020). A partir desse referencial, o presente estudo aplica o prisma metodológico da encruzilhada aos romances Muana Puó (1978), Mayombe (1980), Yaka (1984), Se o Passado Não Tivesse Asas (2016) e Sua Excelência, de Corpo Presente (2018). Estruturada em três partes, a tese, primeiramente, estabelece os fundamentos teórico- contextuais e mapeia a tradição da contranarrativa angolana. Em seguida, situa as trincheiras dos narradores no contexto pós-colonial, destacando suas posições em Mayombe e o sujeito enunciador pós-colonial-colonial em Sua Excelência, de Corpo Presente. Por fim, a investigação explora a encruzilhada como dispositivo narrativo e estrutural, analisando-a por meio de três dinâmicas relacionais: os “encontros” em Muana Puó (vozes, culturas, perspectivas), as “circularidades” em Yaka (memória, história, identidades) e as “espiralidades” em Se o Passado Não Tivesse Asas (memória, identidade, atualização de futuros). Como resultado, demonstra-se que as encruzilhadas narrativas de Pepetela, quando lidas por este método, tecem um espaço de resistência e renovação da própria forma romanesca, contribuindo, ademais, para a africanização do campo literário. |
Resumen : | This thesis articulates the concept of the “crossroads” as a counter-narrative strategy in Pepetela's novels, fundamentally establishing it as the central critical-analytical method of this study. By tracing political and aesthetic aspects in the author's works, this method reveals production tactics for a literature of resistance that simultaneously revises and questions the colonizing gaze. With this, it constitutes an Afro-literary approach that operates as an aesthetics of reconstruction, in which voices and knowledges meet, create tension, and project ways out of the social and political chaos inherited from colonialism (Martins, 2021; Rufino, 2019; Mbembe, 2011, 2016; Sodré, 2017; Padilha, 2002; Nkosi, 1981; Thiong'o, 1997; Gilroy, 2001; Glissant, 2021). The analysis is informed by post-colonial studies (Prince, 2005; Said, 2005, 2011; Bhabha, 2013; Spivak, 2010), decolonial approaches, and counter-colonial theories (Piglia, 1990; Mignolo, 2003; Quijano, 2009; Grosfoguel, 2007; Sousa Santos, 2002), as well as by the critical reception of literatures in the Portuguese language (Chaves, 1999, 2005; Laranjeira, 1995, 2023; Trigo, 1981; Mata, 1993, 2001, 2007; Leite, 2003, 2012; Lanzieiro, 2020). Based on this framework, the present study applies the methodological prism of the crossroads to the novels Muana Puó (1978), Mayombe (1980), Yaka (1984), Se o Passado Não Tivesse Asas (2016), and Sua Excelência, de Corpo Presente (2018). Structured in three parts, the thesis first establishes the theoretical-contextual foundations and maps the tradition of Angolan counter-narrative ; it then situates the narrators' trenches within the post-colonial context, highlighting their positions in Mayombe and the post-colonial-colonial enunciating subject in Sua Excelência, de Corpo Presente ; finally, it explores the crossroads as a narrative and structural device, analyzing it through three relational dynamics: the “encounters” in Muana Puó (voices, cultures, perspectives), the “circularities” in Yaka (memory, history, identities), and the “spiralities” in Se o Passado Não Tivesse Asas (memory, identity, updating of futures). As a result, it is demonstrated that Pepetela's narrative crossroads, read through this method, weave a space of resistance and renewal of the novelistic form itself, also contributing to the Africanization of the literary field. |
Palabras clave : | Romance angolano Pepetela Romance de encruzilhada Contranarrativa Crítica e interpretação Pós-colonialismo na literatura Abordagem afro-literária Angolan novel Counter-narrative Afro-literary approach Post-colonial narrators Crossroads novel |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Citación : | SANTOS, Jeferson Rodrigues dos. Entre trincheiras narrativas: as encruzilhadas de Pepetela. 2025. 280 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22785 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEFERSON_RODRIGUES_SANTOS.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.