Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22785
Tipo de Documento: Tese
Título: Entre trincheiras narrativas: as encruzilhadas de Pepetela
Autor(es): Santos, Jeferson Rodrigues dos
Data do documento: 24-Fev-2025
Orientador: Gomes, Carlos Magno Santos
Resumo: Esta tese articula o conceito de “encruzilhada” como estratégia de contranarrativa nos romances de Pepetela, elegendo-o como o método crítico-analítico central deste estudo. Ao rastrear os aspectos políticos e estéticos na obra do autor, o método revela as táticas de uma literatura de resistência que, simultaneamente, revisa e questiona o olhar colonizador. Configura-se, assim, uma abordagem afro-literária que opera como estética de reconstrução, na qual vozes e saberes se encontram, se tensionam e projetam saídas para o caos social e político herdado do colonialismo (Martins, 2021; Rufino, 2019; Mbembe, 2011, 2016; Sodré, 2017; Padilha, 2002; Nkosi, 1981; Thiong'o, 1997; Gilroy, 2001; Glissant, 2021). A análise é informada por estudos pós-coloniais (Prince, 2005; Said, 2005, 2011; Bhabha, 2013; Spivak, 2010), por abordagens decoloniais e teorias contracoloniais (Piglia, 1990; Mignolo, 2003; Quijano, 2009; Grosfoguel, 2007; Sousa Santos, 2002), além da fortuna crítica sobre literaturas em língua portuguesa (Chaves, 1999, 2005; Laranjeira, 1995, 2023; Trigo, 1981; Mata, 1993, 2001, 2007; Leite, 2003, 2012; Lanzieiro, 2020). A partir desse referencial, o presente estudo aplica o prisma metodológico da encruzilhada aos romances Muana Puó (1978), Mayombe (1980), Yaka (1984), Se o Passado Não Tivesse Asas (2016) e Sua Excelência, de Corpo Presente (2018). Estruturada em três partes, a tese, primeiramente, estabelece os fundamentos teórico- contextuais e mapeia a tradição da contranarrativa angolana. Em seguida, situa as trincheiras dos narradores no contexto pós-colonial, destacando suas posições em Mayombe e o sujeito enunciador pós-colonial-colonial em Sua Excelência, de Corpo Presente. Por fim, a investigação explora a encruzilhada como dispositivo narrativo e estrutural, analisando-a por meio de três dinâmicas relacionais: os “encontros” em Muana Puó (vozes, culturas, perspectivas), as “circularidades” em Yaka (memória, história, identidades) e as “espiralidades” em Se o Passado Não Tivesse Asas (memória, identidade, atualização de futuros). Como resultado, demonstra-se que as encruzilhadas narrativas de Pepetela, quando lidas por este método, tecem um espaço de resistência e renovação da própria forma romanesca, contribuindo, ademais, para a africanização do campo literário.
Abstract: This thesis articulates the concept of the “crossroads” as a counter-narrative strategy in Pepetela's novels, fundamentally establishing it as the central critical-analytical method of this study. By tracing political and aesthetic aspects in the author's works, this method reveals production tactics for a literature of resistance that simultaneously revises and questions the colonizing gaze. With this, it constitutes an Afro-literary approach that operates as an aesthetics of reconstruction, in which voices and knowledges meet, create tension, and project ways out of the social and political chaos inherited from colonialism (Martins, 2021; Rufino, 2019; Mbembe, 2011, 2016; Sodré, 2017; Padilha, 2002; Nkosi, 1981; Thiong'o, 1997; Gilroy, 2001; Glissant, 2021). The analysis is informed by post-colonial studies (Prince, 2005; Said, 2005, 2011; Bhabha, 2013; Spivak, 2010), decolonial approaches, and counter-colonial theories (Piglia, 1990; Mignolo, 2003; Quijano, 2009; Grosfoguel, 2007; Sousa Santos, 2002), as well as by the critical reception of literatures in the Portuguese language (Chaves, 1999, 2005; Laranjeira, 1995, 2023; Trigo, 1981; Mata, 1993, 2001, 2007; Leite, 2003, 2012; Lanzieiro, 2020). Based on this framework, the present study applies the methodological prism of the crossroads to the novels Muana Puó (1978), Mayombe (1980), Yaka (1984), Se o Passado Não Tivesse Asas (2016), and Sua Excelência, de Corpo Presente (2018). Structured in three parts, the thesis first establishes the theoretical-contextual foundations and maps the tradition of Angolan counter-narrative ; it then situates the narrators' trenches within the post-colonial context, highlighting their positions in Mayombe and the post-colonial-colonial enunciating subject in Sua Excelência, de Corpo Presente ; finally, it explores the crossroads as a narrative and structural device, analyzing it through three relational dynamics: the “encounters” in Muana Puó (voices, cultures, perspectives), the “circularities” in Yaka (memory, history, identities), and the “spiralities” in Se o Passado Não Tivesse Asas (memory, identity, updating of futures). As a result, it is demonstrated that Pepetela's narrative crossroads, read through this method, weave a space of resistance and renewal of the novelistic form itself, also contributing to the Africanization of the literary field.
Palavras-chave: Romance angolano
Pepetela
Romance de encruzilhada
Contranarrativa
Crítica e interpretação
Pós-colonialismo na literatura
Abordagem afro-literária
Angolan novel
Counter-narrative
Afro-literary approach
Post-colonial narrators
Crossroads novel
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Jeferson Rodrigues dos. Entre trincheiras narrativas: as encruzilhadas de Pepetela. 2025. 280 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22785
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFERSON_RODRIGUES_SANTOS.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.