Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847| Document Type: | Caderno pedagógico |
| Title: | Leitura e escrita como práticas sociais |
| Authors: | Pereira, Jilmara da Silva |
| Issue Date: | 2025 |
| Advisor: | Dalla Vecchia, Adriana |
| Resumo : | Este Caderno Pedagógico foi elaborado com o intuito de empreender práxis de ensino que contemplem os estudos do letramento e da argumentação. É um recurso que busca utilizar a leitura e a escrita voltadas para as práticas sociais do cotidiano. Para tanto, a educação precisa ser estruturada por meio do diálogo, da relação e interação com o outro, constituindo-se num ambiente de aprendizado que oportunize a inclusão do sujeito no processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que implementa outras formas de ver o mundo e a si mesmo. Sendo assim, as práticas de linguagem, no contexto deste trabalho, são instrumentos de reflexão e tomada de consciência à respeito de uma problemática vivenciada no contexto escolar, onde estudantes foram difamadas em vídeos criados com suas imagens das redes sociais. A prática social da escrita efetiva-se na produção dos gêneros discursivos fanzine e artigo de opinião. |
| Keywords: | Letramento Argumentação Práticas de linguagem Redes sociais Artigos de opinião |
| Is part of: | Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano |
| Language: | por |
| Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847 |
| Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JILMARA_SILVA_PEREIRA-Caderno.pdf | 29,12 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
