Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Leitura e escrita como práticas sociais
Autor : Pereira, Jilmara da Silva
Fecha de publicación : 2025
Director(a): Dalla Vecchia, Adriana
Resumen: Este Caderno Pedagógico foi elaborado com o intuito de empreender práxis de ensino que contemplem os estudos do letramento e da argumentação. É um recurso que busca utilizar a leitura e a escrita voltadas para as práticas sociais do cotidiano. Para tanto, a educação precisa ser estruturada por meio do diálogo, da relação e interação com o outro, constituindo-se num ambiente de aprendizado que oportunize a inclusão do sujeito no processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que implementa outras formas de ver o mundo e a si mesmo. Sendo assim, as práticas de linguagem, no contexto deste trabalho, são instrumentos de reflexão e tomada de consciência à respeito de uma problemática vivenciada no contexto escolar, onde estudantes foram difamadas em vídeos criados com suas imagens das redes sociais. A prática social da escrita efetiva-se na produção dos gêneros discursivos fanzine e artigo de opinião.
Palabras clave : Letramento
Argumentação
Práticas de linguagem
Redes sociais
Artigos de opinião
Es parte de: Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano
Idioma : por
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JILMARA_SILVA_PEREIRA-Caderno.pdf29,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.