Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847| Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
| Título : | Leitura e escrita como práticas sociais |
| Autor : | Pereira, Jilmara da Silva |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Director(a): | Dalla Vecchia, Adriana |
| Resumen: | Este Caderno Pedagógico foi elaborado com o intuito de empreender práxis de ensino que contemplem os estudos do letramento e da argumentação. É um recurso que busca utilizar a leitura e a escrita voltadas para as práticas sociais do cotidiano. Para tanto, a educação precisa ser estruturada por meio do diálogo, da relação e interação com o outro, constituindo-se num ambiente de aprendizado que oportunize a inclusão do sujeito no processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que implementa outras formas de ver o mundo e a si mesmo. Sendo assim, as práticas de linguagem, no contexto deste trabalho, são instrumentos de reflexão e tomada de consciência à respeito de uma problemática vivenciada no contexto escolar, onde estudantes foram difamadas em vídeos criados com suas imagens das redes sociais. A prática social da escrita efetiva-se na produção dos gêneros discursivos fanzine e artigo de opinião. |
| Palabras clave : | Letramento Argumentação Práticas de linguagem Redes sociais Artigos de opinião |
| Es parte de: | Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano |
| Idioma : | por |
| Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22847 |
| Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JILMARA_SILVA_PEREIRA-Caderno.pdf | 29,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
