Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22883
Tipo de Documento: | Outro |
Título : | Oscilador mecânico: um aparato experimental para o ensino de ondas estacionárias por meio de uma abordagem investigativa |
Autor : | Oliveira, Joanderson de Jesus |
Fecha de publicación : | 2025 |
Director(a): | Santos, Cochiran Pereira dos |
Co-Director(a): | Maia, Ana Figueiredo |
Resumen: | Apresenta-se, neste trabalho, o produto educacional “Oscilador Mecânico, um aparato experimental para o ensino de ondas estacionárias por meio de uma abordagem investigativa ”, desenvolvido como material de apoio para o professor de Física. Essa proposta tem como objetivo promover a Alfabetização Científica (AC) nas aulas de Física, a partir do estudo de ondas estacionárias, por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), utilizando um oscilador mecânico como aparato experimental (Figura 1.1). O material é organizado de forma a estimular a argumentação científica, uma vez que a linguagem da ciência é argumentativa, além de promover interações entre os alunos e entre professores e alunos. |
Palabras clave : | Física Ensino de física Alfabetização científica Sequência de ensino investigativo Ondas estacionárias Oscilador mecânico |
Es parte de: | Alfabetização científica no ensino de ondas estacionárias: uma abordagem investigativa |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física |
License: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22883 |
Aparece en las colecciones: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANDERSON_JESUS_OLIVEIRA-ProdutoEducacional.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.