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Tipo de Documento: Outro
Título: Oscilador mecânico: um aparato experimental para o ensino de ondas estacionárias por meio de uma abordagem investigativa
Autor(es): Oliveira, Joanderson de Jesus
Data do documento: 2025
Orientador: Santos, Cochiran Pereira dos
Coorientador: Maia, Ana Figueiredo
Resumo: Apresenta-se, neste trabalho, o produto educacional “Oscilador Mecânico, um aparato experimental para o ensino de ondas estacionárias por meio de uma abordagem investigativa ”, desenvolvido como material de apoio para o professor de Física. Essa proposta tem como objetivo promover a Alfabetização Científica (AC) nas aulas de Física, a partir do estudo de ondas estacionárias, por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), utilizando um oscilador mecânico como aparato experimental (Figura 1.1). O material é organizado de forma a estimular a argumentação científica, uma vez que a linguagem da ciência é argumentativa, além de promover interações entre os alunos e entre professores e alunos.
Palavras-chave: Física
Ensino de física
Alfabetização científica
Sequência de ensino investigativo
Ondas estacionárias
Oscilador mecânico
Parte de : Alfabetização científica no ensino de ondas estacionárias: uma abordagem investigativa
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22883
Aparece nas coleções:Física (recursos educacionais e técnicos)

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