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Tipo de Documento: Monografia
Título : O Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) como abordagem de aprendizagem baseada em projeto (ABP) : um relato de caso em Educação Farmacêutica
Otros títulos : The Undergraduate Course Completion Project (CCP) as a Project-Based Learning (PBL) Approach : a case report in Pharmaceutical Education
Autor : Valadares, Pablo dos Santos
Fecha de publicación : 13-dic-2024
Director(a): Nunes, Rogéria de Sousa
Silva, Wellington Barros da
Resumen: As disciplinas de Farmacotécnica I e II são uma parte importante na formação do farmacêutico, visto que é um profissional essencial e habilitado para o desenvolvimento e manipulação de formulações. Dessa forma, foi implementado um programa de monitoria tendo como referência as competências e habilidades recomendadas pelo Fórum Econômico Mundial. Apresentar as bases da fundamentação pedagógica e compreender como a monitoria contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades mencionadas pelo Fórum Econômico Mundial. Foi-se instaurado o diário de bordo na farmacotécnica I e o trabalho de conclusão de disciplina na farmacotécnica II. No final, aplicado um questionário. Resultados e Discussão: Nesse sentido, os discentes puderam escolher quais habilidades eles acham que trabalharam ao longo do trabalho e descreveram sobre a experiência de acordo com as habilidades escolhidas. Conclusão: Por meio do trabalho realizado, portanto, os discentes tiveram a oportunidade de desenvolver formulações inovadoras e compartilharam suas experiências e percepções. Esse modelo de formação pode servir como modelo para outras disciplinas, assim como contribuir na formação de discentes e monitores.
Resumen : Introduction: The disciplines of Pharmacotechnics I and II are an important part in the training of pharmacists, as they are essential professionals qualified for the development and manipulation of formulations. In this way, a monitoring program was implemented using the competencies and skills indicated by the World Economic Forum as a reference. Objective: To present the basis of the pedagogical foundation and understand how monitoring contributes to the development of the skills and abilities mentioned by the World Economic Forum. Methodology: The logbook was created in pharmacotechnique I and the course completion work in pharmacotechnique II. At the end, a questionnaire was administered. Results and Discussion: In this sense, students were able to choose which skills they think they worked on throughout the work and described the experience according to the skills chosen. Conclusion: Through the work carried out, therefore, students had the opportunity to develop innovative formulations and shared their experiences and perceptions. This training model can serve as a model for other disciplines, as well as contributing to the training of students and monitors.
Palabras clave : Farmácia
Ensino superior (UFS)
Aprendizagem baseada em projetos
Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD)
Monitoria acadêmica
Educação farmacêutica
Project-Based Learning
Undergraduate Course Completion Project (CCP)
Undergraduate teaching assistant
Pharmaceutical education
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial
Citación : Valadares, Pablo dos Santos. O Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) como abordagem de aprendizagem baseada em projeto (ABP) : um relato de caso em Educação Farmacêutica. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Farmácia) – Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23105
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