Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23105| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título : | O Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) como abordagem de aprendizagem baseada em projeto (ABP) : um relato de caso em Educação Farmacêutica | 
| Otros títulos : | The Undergraduate Course Completion Project (CCP) as a Project-Based Learning (PBL) Approach : a case report in Pharmaceutical Education | 
| Autor : | Valadares, Pablo dos Santos | 
| Fecha de publicación : | 13-dic-2024 | 
| Director(a): | Nunes, Rogéria de Sousa Silva, Wellington Barros da  | 
| Resumen: | As disciplinas de Farmacotécnica I e II são uma parte importante na formação do farmacêutico, visto que é um profissional essencial e habilitado para o desenvolvimento e manipulação de formulações. Dessa forma, foi implementado um programa de monitoria tendo como referência as competências e habilidades recomendadas pelo Fórum Econômico Mundial. Apresentar as bases da fundamentação pedagógica e compreender como a monitoria contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades mencionadas pelo Fórum Econômico Mundial. Foi-se instaurado o diário de bordo na farmacotécnica I e o trabalho de conclusão de disciplina na farmacotécnica II. No final, aplicado um questionário. Resultados e Discussão: Nesse sentido, os discentes puderam escolher quais habilidades eles acham que trabalharam ao longo do trabalho e descreveram sobre a experiência de acordo com as habilidades escolhidas. Conclusão: Por meio do trabalho realizado, portanto, os discentes tiveram a oportunidade de desenvolver formulações inovadoras e compartilharam suas experiências e percepções. Esse modelo de formação pode servir como modelo para outras disciplinas, assim como contribuir na formação de discentes e monitores. | 
| Resumen : | Introduction: The disciplines of Pharmacotechnics I and II are an important part in the training of pharmacists, as they are essential professionals qualified for the development and manipulation of formulations. In this way, a monitoring program was implemented using the competencies and skills indicated by the World Economic Forum as a reference. Objective: To present the basis of the pedagogical foundation and understand how monitoring contributes to the development of the skills and abilities mentioned by the World Economic Forum. Methodology: The logbook was created in pharmacotechnique I and the course completion work in pharmacotechnique II. At the end, a questionnaire was administered. Results and Discussion: In this sense, students were able to choose which skills they think they worked on throughout the work and described the experience according to the skills chosen. Conclusion: Through the work carried out, therefore, students had the opportunity to develop innovative formulations and shared their experiences and perceptions. This training model can serve as a model for other disciplines, as well as contributing to the training of students and monitors. | 
| Palabras clave : | Farmácia Ensino superior (UFS) Aprendizagem baseada em projetos Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) Monitoria acadêmica Educação farmacêutica Project-Based Learning Undergraduate Course Completion Project (CCP) Undergraduate teaching assistant Pharmaceutical education  | 
| Área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | 
| Idioma : | por | 
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial | 
| Citación : | Valadares, Pablo dos Santos. O Trabalho de Conclusão de Disciplina (TCD) como abordagem de aprendizagem baseada em projeto (ABP) : um relato de caso em Educação Farmacêutica. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Farmácia) – Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | 
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23105 | 
| Aparece en las colecciones: | Outros | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Pablo_Santos_Valadares.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
        