Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Document Type: Artigo
Title: O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior
Other Titles: The electronegativity concept in the secondary education and in the university education
Authors: Santos, Camila Maria Andrade dos
Silva, Ricardo Alexandre Galdino da
Wartha, Edson José
Issue Date: 2011
Resumo : O objetivo deste estudo foi examinar os meios utilizados por autores de livros didáticos para introduzir, definir e explicar o conceito de eletronegatividade em livros didáticos de química do ensino médio e do ensino superior. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos livros didáticos carecia de precedentes históricos e não abordava a compreensão conceitual, manifestando uma forte padronização de características que, do nosso ponto de vista, não favorecem o ensino-aprendizagem do conceito de eletronegatividade.
Abstract: The goal of this study was to examine the means used by textbook authors to introduce, define, and explain the electronegativity concept in high school and introductory college chemistry textbooks. Results obtained showed that most textbooks lacked history precedence and did not deal with the conceptual understanding and manifesting a strong standardization of characteristics that, from our point of view, do not favor the teaching-learning of the electronegativity concept.
Keywords: Eletronegatividade
Saberes científicos
Materiais didáticos
Transposição didática
Electronegativity
Historical approach
Textbooks
ISSN: 1678-7064
Is part of: Química Nova
Language: por
Publisher / Institution : Sociedade Brasileira de Química
Citation: SANTOS, C. M. A.; SILVA, R. A. G.; WARTHA, E. J. O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 10, p. 1846-1851, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/BVnLLwFWQRHxPCVXJn4YtZG/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Appears in Collections:DQI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceitoEletronegatividadeEducacaoBasicaEnsinoSuperior.pdf207,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.