Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Tipo de Documento: Artigo
Título : O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior
Otros títulos : The electronegativity concept in the secondary education and in the university education
Autor : Santos, Camila Maria Andrade dos
Silva, Ricardo Alexandre Galdino da
Wartha, Edson José
Fecha de publicación : 2011
Resumen: O objetivo deste estudo foi examinar os meios utilizados por autores de livros didáticos para introduzir, definir e explicar o conceito de eletronegatividade em livros didáticos de química do ensino médio e do ensino superior. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos livros didáticos carecia de precedentes históricos e não abordava a compreensão conceitual, manifestando uma forte padronização de características que, do nosso ponto de vista, não favorecem o ensino-aprendizagem do conceito de eletronegatividade.
Resumen : The goal of this study was to examine the means used by textbook authors to introduce, define, and explain the electronegativity concept in high school and introductory college chemistry textbooks. Results obtained showed that most textbooks lacked history precedence and did not deal with the conceptual understanding and manifesting a strong standardization of characteristics that, from our point of view, do not favor the teaching-learning of the electronegativity concept.
Palabras clave : Eletronegatividade
Saberes científicos
Materiais didáticos
Transposição didática
Electronegativity
Historical approach
Textbooks
ISSN : 1678-7064
Es parte de: Química Nova
Idioma : por
Institución / Editorial : Sociedade Brasileira de Química
Citación : SANTOS, C. M. A.; SILVA, R. A. G.; WARTHA, E. J. O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 10, p. 1846-1851, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/BVnLLwFWQRHxPCVXJn4YtZG/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23143
Aparece en las colecciones: DQI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ConceitoEletronegatividadeEducacaoBasicaEnsinoSuperior.pdf207,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.