Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23225
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Transitiva em trânsito desmistificando a sintaxe do verbo |
Authors: | Santana, Bruno Maciel |
Issue Date: | 2025 |
Advisor: | Sobral, Denson André Pereira da Silva |
Resumo : | Prezado(a) professor(a), Este caderno didático, concebido como um conjunto de atividades organizadas em aulas para serem ministradas aos alunos, acompanhado de um jogo pedagógico, é fruto de uma pesquisa desenvolvida para estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. O material foi elaborado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como requisito para a obtenção do título de mestre. Sua aplicação ocorreu em uma escola pública estadual, experiência que contribuiu para o aprimoramento da versão final. Ao apresentar este material aos colegas professores de Língua Portuguesa, buscamos colaborar para a melhoria do ensino da transitividade verbal, oferecendo suporte ao trabalho docente e ao ensino de um conteúdo muitas vezes considerado complexo e cansativo. O caderno propõe atividades preparatórias para o desenvolvimento das habilidades necessárias à prática final de um jogo do tipo baralho sobre transitividade verbal. A decisão de trabalhar a transitividade verbal surgiu de nossa prática cotidiana, pois constatamos que os alunos não conseguiam aprender o conteúdo da forma tradicional com que vem sendo ensinado, ou seja, por meio de exercícios repetitivos e descontextualizados, que não têm conseguido engajar os estudantes de forma eficaz. A elaboração deste caderno teve como foco os estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental, mas sua formatação não impede que seja utilizado em anos posteriores como ferramenta de revisão do objeto de estudo. O material é dividido em três partes: 1. Seção teórica, que apresenta fundamentos para as práticas de ensino de gramática; 2. Atividades preparatórias, voltadas ao uso do produto; 3. Seção prática, baseada na aplicação de um jogo pedagógico tipo baralho. Esperamos que este caderno possa auxiliá-lo(a) no ensino-aprendizagem da transitividade verbal, tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e produtivas. Boa leitura e bom trabalho! |
Keywords: | Gramática normativa Transitividade verbal Produto educacional Língua portuguesa – Gramática Língua portuguesa – Verbos Norma linguística Jogos educativos Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Is part of: | Desmistificando a sintaxe do verbo : estratégias pedagógicas para o ensino da transitividade verbal no ensino fundamental |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23225 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNO_MACIEL_SANTANA_Cadernopedagogico.pdf | 771,45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.