Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23225
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Transitiva em trânsito desmistificando a sintaxe do verbo
Autor(es): Santana, Bruno Maciel
Data do documento: 2025
Orientador: Sobral, Denson André Pereira da Silva
Resumo: Prezado(a) professor(a), Este caderno didático, concebido como um conjunto de atividades organizadas em aulas para serem ministradas aos alunos, acompanhado de um jogo pedagógico, é fruto de uma pesquisa desenvolvida para estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. O material foi elaborado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como requisito para a obtenção do título de mestre. Sua aplicação ocorreu em uma escola pública estadual, experiência que contribuiu para o aprimoramento da versão final. Ao apresentar este material aos colegas professores de Língua Portuguesa, buscamos colaborar para a melhoria do ensino da transitividade verbal, oferecendo suporte ao trabalho docente e ao ensino de um conteúdo muitas vezes considerado complexo e cansativo. O caderno propõe atividades preparatórias para o desenvolvimento das habilidades necessárias à prática final de um jogo do tipo baralho sobre transitividade verbal. A decisão de trabalhar a transitividade verbal surgiu de nossa prática cotidiana, pois constatamos que os alunos não conseguiam aprender o conteúdo da forma tradicional com que vem sendo ensinado, ou seja, por meio de exercícios repetitivos e descontextualizados, que não têm conseguido engajar os estudantes de forma eficaz. A elaboração deste caderno teve como foco os estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental, mas sua formatação não impede que seja utilizado em anos posteriores como ferramenta de revisão do objeto de estudo. O material é dividido em três partes: 1. Seção teórica, que apresenta fundamentos para as práticas de ensino de gramática; 2. Atividades preparatórias, voltadas ao uso do produto; 3. Seção prática, baseada na aplicação de um jogo pedagógico tipo baralho. Esperamos que este caderno possa auxiliá-lo(a) no ensino-aprendizagem da transitividade verbal, tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e produtivas. Boa leitura e bom trabalho!
Palavras-chave: Gramática normativa
Transitividade verbal
Produto educacional
Língua portuguesa – Gramática
Língua portuguesa – Verbos
Norma linguística
Jogos educativos
Língua portuguesa – Estudo e ensino
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Parte de : Desmistificando a sintaxe do verbo : estratégias pedagógicas para o ensino da transitividade verbal no ensino fundamental
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23225
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO_MACIEL_SANTANA_Cadernopedagogico.pdf771,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.