Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23452
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Entre ações e representações: uma recompilação dos Estudos Menores no Brasil
Autor : Passos, Luiz Fernando Lima
Fecha de publicación : 28-ago-2025
Director(a): Franco, José Eduardo
Co-Director(a): Oliveira, Luiz Eduardo
Resumen: O presente trabalho buscou analisar os impactos da aplicação da reforma dos Estudos Menores, de 1759, no Brasil, tal como foi representada nas teses e dissertações acerca desta temática. Buscamos compor um quadro mais amplo do que a maior parte dos estudos recentes, que se dedicaram a analisar os impactos desta reforma de maneira específica, logo, realizamos uma investigação, no que diz respeito a historiografia do tema. Também analisamos como foi construído o processo educacional reformista, evidentemente com inspiração em aspectos do iluminismo, que teve como uma das suas bases a edificação de uma legislação educacional que regulamentou a educação em Portugal e nos seus domínios durante grande parte da época pombalina. Palavras-chave: Estudos Menores; História da Educação; Período Pombalino; Reformas Pombalinas.
Resumen : This study sought to analyze the impacts of the implementation of the Minor Studies reform of 1759 in Brazil, as represented in theses and dissertations on this topic. We sought to compose a broader picture than most recent studies, which have focused on analyzing the impacts of this reform in a specific manner. Therefore, we conducted research on the historiography of the topic. We also analyzed how the reformist educational process was constructed, clearly inspired by aspects of the Enlightenment, which had as one of its foundations the establishment of educational legislation that regulated education in Portugal and its domains during much of the Pombaline era.
Palabras clave : Educação
História do Brasil
Reforma do ensino
Brasil
Educação e Estado
Marquês de Pombal
Estudos Menores
Período Pombalino
Reformas Pombalinas
Minor Studies
History of education
Pombaline period
Pombaline reforms
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : PASSOS, Luiz Fernando Lima. Entre ações e representações: uma recompilação dos Estudos Menores no Brasil. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23452
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUIZ_FERNANDO_LIMA_PASSOS.pdf998,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.