Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23452
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Entre ações e representações: uma recompilação dos Estudos Menores no Brasil
Autor(es): Passos, Luiz Fernando Lima
Data do documento: 28-Ago-2025
Orientador: Franco, José Eduardo
Coorientador: Oliveira, Luiz Eduardo
Resumo: O presente trabalho buscou analisar os impactos da aplicação da reforma dos Estudos Menores, de 1759, no Brasil, tal como foi representada nas teses e dissertações acerca desta temática. Buscamos compor um quadro mais amplo do que a maior parte dos estudos recentes, que se dedicaram a analisar os impactos desta reforma de maneira específica, logo, realizamos uma investigação, no que diz respeito a historiografia do tema. Também analisamos como foi construído o processo educacional reformista, evidentemente com inspiração em aspectos do iluminismo, que teve como uma das suas bases a edificação de uma legislação educacional que regulamentou a educação em Portugal e nos seus domínios durante grande parte da época pombalina. Palavras-chave: Estudos Menores; História da Educação; Período Pombalino; Reformas Pombalinas.
Abstract: This study sought to analyze the impacts of the implementation of the Minor Studies reform of 1759 in Brazil, as represented in theses and dissertations on this topic. We sought to compose a broader picture than most recent studies, which have focused on analyzing the impacts of this reform in a specific manner. Therefore, we conducted research on the historiography of the topic. We also analyzed how the reformist educational process was constructed, clearly inspired by aspects of the Enlightenment, which had as one of its foundations the establishment of educational legislation that regulated education in Portugal and its domains during much of the Pombaline era.
Palavras-chave: Educação
História do Brasil
Reforma do ensino
Brasil
Educação e Estado
Marquês de Pombal
Estudos Menores
Período Pombalino
Reformas Pombalinas
Minor Studies
History of education
Pombaline period
Pombaline reforms
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: PASSOS, Luiz Fernando Lima. Entre ações e representações: uma recompilação dos Estudos Menores no Brasil. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23452
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ_FERNANDO_LIMA_PASSOS.pdf998,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.