Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23458
Document Type: Monografia
Title: Abordagem filogenética aplicada no ensino de zoologia : uma perspectiva docente
Authors: Paixão, Vitória Vieira
Issue Date: 13-Jun-2025
Advisor: Dornellas, Ana Paula Siqueira
Resumo : O ensino de zoologia nas escolas da educação básica é caracterizado como memorístico, no qual os estudantes são apresentados, somente, às características que definem cada agrupamento animal. Além disso, são expostos a conceitos e termos nunca vistos antes, o que dificulta a compreensão desse tema, tornando o estudo da zoologia enfadonho e desestimulante. Nessa mesma perspectiva, o ensino de evolução limita-se à contraposição de ideias entre Darwin e Lamarck, abordando pouco os processos evolutivos. A Sistemática Filogenética pode contribuir para um aprendizado dinâmico, significativo e interativo, ao passo que expõe aos alunos processos e conceitos que estimulam a compreensão dos aspectos evolutivos dos organismos, bem como as transformações ocorridas ao longo do tempo e parentesco entre grupos de animais. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo entender as dificuldades e estratégias dos professores de Biologia no ensino de Zoologia a partir da abordagem filogenética. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores da rede pública estadual de ensino e dois da particular da cidade de Aracaju-SE. Na análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A partir do discurso dos participantes foram criadas dezoito categorias dispostas em sete unidades de registro. As categorias refletem os discursos dos docentes, principalmente no que concerne a sua concepção sobre Sistemática Filogenética e Evolução, bem como sobre as estratégias e dificuldades que envolvem o ensino de Zoologia sob o ponto de vista filogenético. Estratégias como uso do livro didático, recursos multimídias, slides e contextualização com o cotidiano dos discentes foram os mais citados para implementação da filogenia no contexto zoológico. Entretanto, fatores dificultantes envolvendo falta de materiais e recursos didáticos, complexidade e abstração de conteúdos foram mencionados pelos professores participantes. Ademais, outro fator importante surgido durante o estudo foi a despreparação docente frente aos conteúdos da filogenética. Portanto, é evidente a necessidade e importância da Sistemática Filogenética no currículo de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas para futuros docentes, além de formação continuada para professores em exercício, a fim de possibilitar o ensino de Zoologia sob a perspectiva filogenética de modo adequado e coerente.
Keywords: Biologia
Ensino superior (UFS)
Educação básica
Filogenia
Evolução
Cladograma
Ensino de zoologia
Evolução biológica
Formação de professores
Estratégias didáticas
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Paixão, Vitória Vieira. Abordagem filogenética aplicada no ensino de zoologia : uma perspectiva docente. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23458
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitoria_Vieira_Paixao.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.