Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23458
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Abordagem filogenética aplicada no ensino de zoologia : uma perspectiva docente |
Autor : | Paixão, Vitória Vieira |
Fecha de publicación : | 13-jun-2025 |
Director(a): | Dornellas, Ana Paula Siqueira |
Resumen: | O ensino de zoologia nas escolas da educação básica é caracterizado como memorístico, no qual os estudantes são apresentados, somente, às características que definem cada agrupamento animal. Além disso, são expostos a conceitos e termos nunca vistos antes, o que dificulta a compreensão desse tema, tornando o estudo da zoologia enfadonho e desestimulante. Nessa mesma perspectiva, o ensino de evolução limita-se à contraposição de ideias entre Darwin e Lamarck, abordando pouco os processos evolutivos. A Sistemática Filogenética pode contribuir para um aprendizado dinâmico, significativo e interativo, ao passo que expõe aos alunos processos e conceitos que estimulam a compreensão dos aspectos evolutivos dos organismos, bem como as transformações ocorridas ao longo do tempo e parentesco entre grupos de animais. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo entender as dificuldades e estratégias dos professores de Biologia no ensino de Zoologia a partir da abordagem filogenética. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores da rede pública estadual de ensino e dois da particular da cidade de Aracaju-SE. Na análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A partir do discurso dos participantes foram criadas dezoito categorias dispostas em sete unidades de registro. As categorias refletem os discursos dos docentes, principalmente no que concerne a sua concepção sobre Sistemática Filogenética e Evolução, bem como sobre as estratégias e dificuldades que envolvem o ensino de Zoologia sob o ponto de vista filogenético. Estratégias como uso do livro didático, recursos multimídias, slides e contextualização com o cotidiano dos discentes foram os mais citados para implementação da filogenia no contexto zoológico. Entretanto, fatores dificultantes envolvendo falta de materiais e recursos didáticos, complexidade e abstração de conteúdos foram mencionados pelos professores participantes. Ademais, outro fator importante surgido durante o estudo foi a despreparação docente frente aos conteúdos da filogenética. Portanto, é evidente a necessidade e importância da Sistemática Filogenética no currículo de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas para futuros docentes, além de formação continuada para professores em exercício, a fim de possibilitar o ensino de Zoologia sob a perspectiva filogenética de modo adequado e coerente. |
Palabras clave : | Biologia Ensino superior (UFS) Educação básica Filogenia Evolução Cladograma Ensino de zoologia Evolução biológica Formação de professores Estratégias didáticas |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Paixão, Vitória Vieira. Abordagem filogenética aplicada no ensino de zoologia : uma perspectiva docente. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23458 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vitoria_Vieira_Paixao.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.