Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23748| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título : | O ensino-aprendizagem remoto do teatro em tempos de pandemia |
| Autor : | Santos, Katiane Maria dos |
| Fecha de publicación : | 1-oct-2025 |
| Director(a): | Brazil, Olívia Camboim Romano |
| Resumen: | Este trabalho consiste em um estudo reflexivo sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante a pandemia da Covid-19, nos períodos de 2020.1, 2020.2 e 2021.1. O objetivo central é analisar os impactos do ERE no processo de ensino-aprendizagem em teatro, com foco nos desafios, nas estratégias de adaptação, das práticas cênicas e nas contribuições e limitações desse modelo para a formação dos estudantes. A pesquisa, de caráter reflexivo e qualitativo, combina análise documental, normas, resoluções e sites oficiais, livros como de Paulo Freire e Ana Amaral, artigos científicos, e um relato de experiência pessoal. Os resultados evidenciam a resiliência dos discentes, docentes e da gestão da universidade, com capacidade de inovar. O período de atividades remotas, embora desafiador, impulsionou a criatividade e a descoberta de novas possibilidades de ensino-aprendizagem, utilizando os meios tecnológicos. |
| Resumen : | This work consists of a reflective study on Emergency Remote Teaching (ERE) in the Theater Degree course at the Federal University of Sergipe (UFS), during the COVID-19 pandemic, in the period 2020.1, 2020.2 and 2021.1. The central objective is the impact analysis. There are no teaching -learning processes in theater, focusing on challenges, adaptation strategies, scenic practices and contributions to the limitations of the model. A reflective and qualitative research combines documentary analysis, norms, resolution and official websites, books such as Paulo Freire and Ana Amaral, ancient scientific, and a person experience report. The results show the resilience of the hundred, teachers and the University of Management, with the ability to innovate. O period of remote activities, although challenging, impulse to a criticism and a description of new teaching -learning possibilities, using the technological means. |
| Palabras clave : | Teatro Ensino superior (UFS) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemia Universidade Federal de Sergipe (UFS) Emergency Remote Teaching Theater Pandemic |
| Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma : | por |
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
| Citación : | Santos, Katiane Maria dos. O ensino-aprendizagem remoto do teatro em tempos de pandemia. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23748 |
| Aparece en las colecciones: | Teatro |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Katiane_Maria_Santos.pdf | 546,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
