Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23748
Tipo de Documento: Monografia
Título: O ensino-aprendizagem remoto do teatro em tempos de pandemia
Autor(es): Santos, Katiane Maria dos
Data do documento: 1-Out-2025
Orientador: Brazil, Olívia Camboim Romano
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo reflexivo sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante a pandemia da Covid-19, nos períodos de 2020.1, 2020.2 e 2021.1. O objetivo central é analisar os impactos do ERE no processo de ensino-aprendizagem em teatro, com foco nos desafios, nas estratégias de adaptação, das práticas cênicas e nas contribuições e limitações desse modelo para a formação dos estudantes. A pesquisa, de caráter reflexivo e qualitativo, combina análise documental, normas, resoluções e sites oficiais, livros como de Paulo Freire e Ana Amaral, artigos científicos, e um relato de experiência pessoal. Os resultados evidenciam a resiliência dos discentes, docentes e da gestão da universidade, com capacidade de inovar. O período de atividades remotas, embora desafiador, impulsionou a criatividade e a descoberta de novas possibilidades de ensino-aprendizagem, utilizando os meios tecnológicos.
Abstract: This work consists of a reflective study on Emergency Remote Teaching (ERE) in the Theater Degree course at the Federal University of Sergipe (UFS), during the COVID-19 pandemic, in the period 2020.1, 2020.2 and 2021.1. The central objective is the impact analysis. There are no teaching -learning processes in theater, focusing on challenges, adaptation strategies, scenic practices and contributions to the limitations of the model. A reflective and qualitative research combines documentary analysis, norms, resolution and official websites, books such as Paulo Freire and Ana Amaral, ancient scientific, and a person experience report. The results show the resilience of the hundred, teachers and the University of Management, with the ability to innovate. O period of remote activities, although challenging, impulse to a criticism and a description of new teaching -learning possibilities, using the technological means.
Palavras-chave: Teatro
Ensino superior (UFS)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Emergency Remote Teaching
Theater
Pandemic
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Katiane Maria dos. O ensino-aprendizagem remoto do teatro em tempos de pandemia. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23748
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katiane_Maria_Santos.pdf546,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.