Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23780| Document Type: | Monografia |
| Title: | Entre documentos e territórios : a educação ambiental nas Unidades de Conservação do Nordeste como estratégia de sensibilização social |
| Authors: | Farias, Anny Victoria Viana Mercena de |
| Issue Date: | 10-Sep-2025 |
| Advisor: | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
| Resumo : | As Unidades de Conservação (UCs) são áreas fundamentais para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. A proteção dessas áreas é especialmente importante na região nordeste que abriga diversos biomas e espécies da fauna e flora. A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na UCs, como processo educativo e participação social, contribuindo para a formação de uma sociedade ambientalmente consciente. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa, que busca analisar e interpretar os dados. A análise documental é o processo que envolve leitura e interpretação dos documentos, a fim de identificar e compreender as informações. Este estudo analisou 40 trabalhos acadêmicos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordaram as UCs do Nordeste, com ênfase nas formas de inserção e atuação da EA nesses espaços. Esses trabalhos foram publicados entre os anos de 2014 a 2024. Foram selecionados apenas os trabalhos que apresentaram abordagem em EA, com o objetivo de compreender de que forma essas ações podem contribuir para a sensibilização social. Realizou-se uma comparação da quantidade de produções científicas em cada estado da região Nordeste. As macrotendências foram identificadas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), análise realizada em pesquisas que pretendem entender e compreender um material já existente, Esse processo resultou na definição unidades de sentido, destacando aquela macrotendência que se mostrou mais recorrente. A pesquisa revelou a quantidade de produções acadêmicas por estado, onde Pernambuco se destacou com 12 trabalhos (30%), mostrando uma grande diferença em comparação com os outros estados nordestinos. A análise das macrotendências da EA indicou a conservacionista com maior predominância, com um total de 175 unidades de sentido. Dos trabalhos analisados, 22 não desenvolveram atividades de EA nem tinham esse tema como objetivo principal, embora a EA estivesse presente no contexto das UCs. Outros 13 não realizaram ações de EA, mas investigaram sua presença e práticas já existentes. Apenas 5 trabalhos desenvolveram efetivamente atividades de EA, foram identificadas práticas como trilhas interpretativas, oficinas e programa educativo, contribuindo para aproximação da sociedade com a natureza e promovendo a sensibilização ambiental. A pesquisa concluiu que a EA é um processo educativo essencial nas UCs para fortalecer a sensibilização ambiental e proteger os recursos naturais da região nordeste, porém ainda muito discreta na produção científica da área. |
| Keywords: | Ecologia Ensino superior (UFS) Ações educativas Educação ambiental (EA) Produções acadêmicas Unidades de Conservação (UC) Biomas (Nordeste, Brasil) |
| Subject CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
| Language: | por |
| Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Department: | DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial |
| Citation: | Farias, Anny Victoria Viana Mercena de. Entre documentos e territórios : a educação ambiental nas Unidades de Conservação do Nordeste como estratégia de sensibilização social. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23780 |
| Appears in Collections: | Ecologia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Anny_Victoria_Viana_Mercena_Farias.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
