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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23780| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | Entre documentos e territórios : a educação ambiental nas Unidades de Conservação do Nordeste como estratégia de sensibilização social |
| Autor(es): | Farias, Anny Victoria Viana Mercena de |
| Data do documento: | 10-Set-2025 |
| Orientador: | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
| Resumo: | As Unidades de Conservação (UCs) são áreas fundamentais para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. A proteção dessas áreas é especialmente importante na região nordeste que abriga diversos biomas e espécies da fauna e flora. A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na UCs, como processo educativo e participação social, contribuindo para a formação de uma sociedade ambientalmente consciente. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa, que busca analisar e interpretar os dados. A análise documental é o processo que envolve leitura e interpretação dos documentos, a fim de identificar e compreender as informações. Este estudo analisou 40 trabalhos acadêmicos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordaram as UCs do Nordeste, com ênfase nas formas de inserção e atuação da EA nesses espaços. Esses trabalhos foram publicados entre os anos de 2014 a 2024. Foram selecionados apenas os trabalhos que apresentaram abordagem em EA, com o objetivo de compreender de que forma essas ações podem contribuir para a sensibilização social. Realizou-se uma comparação da quantidade de produções científicas em cada estado da região Nordeste. As macrotendências foram identificadas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), análise realizada em pesquisas que pretendem entender e compreender um material já existente, Esse processo resultou na definição unidades de sentido, destacando aquela macrotendência que se mostrou mais recorrente. A pesquisa revelou a quantidade de produções acadêmicas por estado, onde Pernambuco se destacou com 12 trabalhos (30%), mostrando uma grande diferença em comparação com os outros estados nordestinos. A análise das macrotendências da EA indicou a conservacionista com maior predominância, com um total de 175 unidades de sentido. Dos trabalhos analisados, 22 não desenvolveram atividades de EA nem tinham esse tema como objetivo principal, embora a EA estivesse presente no contexto das UCs. Outros 13 não realizaram ações de EA, mas investigaram sua presença e práticas já existentes. Apenas 5 trabalhos desenvolveram efetivamente atividades de EA, foram identificadas práticas como trilhas interpretativas, oficinas e programa educativo, contribuindo para aproximação da sociedade com a natureza e promovendo a sensibilização ambiental. A pesquisa concluiu que a EA é um processo educativo essencial nas UCs para fortalecer a sensibilização ambiental e proteger os recursos naturais da região nordeste, porém ainda muito discreta na produção científica da área. |
| Palavras-chave: | Ecologia Ensino superior (UFS) Ações educativas Educação ambiental (EA) Produções acadêmicas Unidades de Conservação (UC) Biomas (Nordeste, Brasil) |
| área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial |
| Citação: | Farias, Anny Victoria Viana Mercena de. Entre documentos e territórios : a educação ambiental nas Unidades de Conservação do Nordeste como estratégia de sensibilização social. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23780 |
| Aparece nas coleções: | Ecologia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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