Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23905| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título : | “Eu lido super bem, já superei” : a pedagogia da vergonha nos casos de abuso sexual contra a mulher |
| Autor : | Silva, Natalia Lorrane Sobral |
| Fecha de publicación : | 31-jul-2025 |
| Director(a): | Accorsi, Fernanda Amorim |
| Resumen: | Este trabalho se desvela a partir da escuta sensível de uma jovem sobrevivente de violência sexual, aqui denominada como Fênix. A partir da sua história, foi produzida uma reflexão crítica sobre o silenciamento nos casos de abuso e a naturalização dos comportamentos que vêm na contramão daquilo que defendemos: a liberdade, autonomia e o respeito com as mulheres. Essa pesquisa parte da problemática sobre como a pedagogia da vergonha nos casos de abuso familiar afetam as relações das mulheres, sobretudo como os impactos gerados refletem sobre as suas escolhas e ações devido a uma proximidade forçada e carregada de impunidade e proteção ao abusador. O nosso objetivo é analisar o relato de uma sobrevivente de abuso sexual a partir das teorizações feministas e de gênero articulando à concepção da pedagogia da vergonha. Para isso, adotamos uma análise qualitativa, baseada em uma entrevista semiestruturada e articulada a perspectivas de autoras/es como Araújo (2002), Campos (2016) e Solnit (2017). Os dados analisados revelam como as consequências do abuso se internalizam e criam barreiras emocionais e sociais, especialmente quando essas memórias carregam a ausência da escuta e do acolhimento, além disso, os relatos evidenciam a necessidade de estratégias que interrompam a naturalização e o silenciamento diante de tantas histórias iguais. |
| Resumen : | This work unfolds from the sensitive listening of a young survivor of sexual violence, here referred to as Fênix. From her story, a critical reflection was developed on the silencing presente in abuse cases and the normalization of behaviors that go against what we advocate for: freedom, autonomy, and respect for women. This research is grounded in the problem of how the pedagogy of shame in cases of familial abuse affects women’s, especially how the resulting impacts influence their choices and actions due to a forced proximity that is marked by impunity and protection of the abuser. Our objective is to analyze the testimony of a survivor of sexual abuse through feminist and gender theories, connecting them to the concept of the pedagogy of shame. To do so, we adopted a qualitative analysis, based on a semi-structured interview and informed by the perspectives of authors such as Araújo (2002), Campos (2016), and Solnit (2017). The data analyzed reveal how the consequences of abuse become internalized and create emotional and social barriers, especially when these memories are marked by a lack of listening and support. Furthermore, the account highlights the urgent need for strategies that break the normalization and silencing of so many similar stories. |
| Palabras clave : | Abuso sexual Gênero Silenciamento Violência Patriarcado Crime sexual Violência contra mulheres Relações de gênero Abuse sexual Gender Silencing Violence Patriarchy |
| Idioma : | por |
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
| Citación : | SILVA, Natalia Lorrane Sobral. “Eu lido super bem, já superei”: a pedagogia da vergonha nos casos de abuso sexual contra a mulher. 2025. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23905 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Natalia_Lorrane_Sobral_Silva.pdf | 337,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
