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Tipo de Documento: Monografia
Título: “Eu lido super bem, já superei” : a pedagogia da vergonha nos casos de abuso sexual contra a mulher
Autor(es): Silva, Natalia Lorrane Sobral
Data do documento: 31-Jul-2025
Orientador: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo: Este trabalho se desvela a partir da escuta sensível de uma jovem sobrevivente de violência sexual, aqui denominada como Fênix. A partir da sua história, foi produzida uma reflexão crítica sobre o silenciamento nos casos de abuso e a naturalização dos comportamentos que vêm na contramão daquilo que defendemos: a liberdade, autonomia e o respeito com as mulheres. Essa pesquisa parte da problemática sobre como a pedagogia da vergonha nos casos de abuso familiar afetam as relações das mulheres, sobretudo como os impactos gerados refletem sobre as suas escolhas e ações devido a uma proximidade forçada e carregada de impunidade e proteção ao abusador. O nosso objetivo é analisar o relato de uma sobrevivente de abuso sexual a partir das teorizações feministas e de gênero articulando à concepção da pedagogia da vergonha. Para isso, adotamos uma análise qualitativa, baseada em uma entrevista semiestruturada e articulada a perspectivas de autoras/es como Araújo (2002), Campos (2016) e Solnit (2017). Os dados analisados revelam como as consequências do abuso se internalizam e criam barreiras emocionais e sociais, especialmente quando essas memórias carregam a ausência da escuta e do acolhimento, além disso, os relatos evidenciam a necessidade de estratégias que interrompam a naturalização e o silenciamento diante de tantas histórias iguais.
Abstract: This work unfolds from the sensitive listening of a young survivor of sexual violence, here referred to as Fênix. From her story, a critical reflection was developed on the silencing presente in abuse cases and the normalization of behaviors that go against what we advocate for: freedom, autonomy, and respect for women. This research is grounded in the problem of how the pedagogy of shame in cases of familial abuse affects women’s, especially how the resulting impacts influence their choices and actions due to a forced proximity that is marked by impunity and protection of the abuser. Our objective is to analyze the testimony of a survivor of sexual abuse through feminist and gender theories, connecting them to the concept of the pedagogy of shame. To do so, we adopted a qualitative analysis, based on a semi-structured interview and informed by the perspectives of authors such as Araújo (2002), Campos (2016), and Solnit (2017). The data analyzed reveal how the consequences of abuse become internalized and create emotional and social barriers, especially when these memories are marked by a lack of listening and support. Furthermore, the account highlights the urgent need for strategies that break the normalization and silencing of so many similar stories.
Palavras-chave: Abuso sexual
Gênero
Silenciamento
Violência
Patriarcado
Crime sexual
Violência contra mulheres
Relações de gênero
Abuse sexual
Gender
Silencing
Violence
Patriarchy
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: SILVA, Natalia Lorrane Sobral. “Eu lido super bem, já superei”: a pedagogia da vergonha nos casos de abuso sexual contra a mulher. 2025. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23905
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