Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23934
Document Type: Dissertação
Title: A teoria dos jogos e uma aplicação em sala de aula
Authors: Alves, Airton Santos
Issue Date: 22-Aug-2025
Advisor: Amorim, Charles Braga
Co-advisor: Hoyos, Marta Lizeth Calvache
Resumo : Otrabalho aborda um panorama histórico da teoria dos jogos, destacando as contribuições de importantes matemáticos para o desenvolvimento dessa área. Seu objetivo é apresentar diferentes tipos de jogos, suas soluções por meio de estratégias dominantes ou do Equilíbrio de Nash, além de resolver exemplos clássicos, como o Dilema do Prisioneiro. Adicionalmente, são expostos os resultados de uma aplicação didática realizada em uma escola da rede estadual de Alagoas, seguidos das conclusões obtidas.
Abstract: The work presents a historical overview of game theory, highlighting the contributions of prominent mathematicians to the development of this field. Its objective is to introduce different types of games, their solutions through dominant strategies or Nash Equilibrium, as well as to solve classic examples, such as the Prisoner’s Dilemma. Additionally, the results of an educational application conducted at a public school in Alagoas are presented, followed by the conclusions drawn.
Keywords: Matemática
Teoria dos jogos
Estratégias dominantes
Equilíbrio de Nash
Espaços topológicos
Funções convexas
Didática
Game theory
Dominant strategies
Nash equilibrium
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: ALVES, Airton Santos. A teoria dos jogos e uma aplicação em sala de aula. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23934
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AIRTON_SANTOS_ALVES.pdf22,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.