Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23969
Document Type: Monografia
Title: Para ficar bonita tem que sofrer? As pedagogias culturais nas notícias do G1
Authors: Meneses, Daniele
Issue Date: 26-Mar-2025
Advisor: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir as notícias do G1 como artefatos culturais que emitem pedagogias culturais e atravessam as formas de ser mulher. Estudamos três notícias de 2024, intituladas de: I) Influenciadora morre no DF após procedimento estético para aumentar glúteos; II) Polícia investiga morte de mulher após fazer procedimentos estéticos por mais de 10h em clínica, no PA; III) Mulher está em cadeira de rodas e não consegue andar um mês após procedimento estético no Rio. Para orientar a pesquisa, perguntamos: como as perspectivas feministas podem promover consciência crítica frente às pedagogias culturais que operam na formação das identidades femininas? A análise foi feita a partir dos Estudos Culturais e da macro categoria Modos de Endereçamentos para identificar quais endereçamentos estão presentes nessa pesquisa e como elas podem ser pedagógicas para os/as leitores/as através da pesquisa documental associada a pesquisa bibliográfica. Discutidas a partir de teorizações de Naomi Wolf (1991) e bell hooks (2018). Verificamos que nenhuma das três notícias têm o compromisso de emancipar as mulheres, pelo contrário, servem de estatística de casos de mulheres que podem soar, a partir das representações da manchete e das fotografias, como imprudentes e culpadas. Ressaltamos o compromisso dos feminismos em contribuir com a libertação das mulheres.
Abstract: The general objective of this research is to discuss G1 news as cultural artifacts that emit cultural pedagogies and permeate ways of being a woman. We studied three news stories from 2024, entitled: I) Influencer dies in DF after cosmetic procedure to increase buttocks; II) Police investigate death of woman after undergoing cosmetic procedures for more than 10 hours in a clinic in PA; III) Woman is in a wheelchair and cannot walk one month after cosmetic procedure in Rio. To guide the research, we asked: how can feminist perspectives promote critical awareness in the face of cultural pedagogies that operate in the formation of feminine identities? The analysis was based on Cultural Studies and the macro category Modes of Address to identify which addresses are present in this research and how they can be pedagogical for readers through documentary research associated with bibliographic research. Discussed based on theorizations of Naomi Wolf (1991) and bell hooks (2018). We found that none of the three news stories are committed to emancipating women; on the contrary, they serve as statistics of cases of women who may appear, based on the representations in the headline and the photographs, as reckless and guilty. We highlight the commitment of feminisms to contributing to the liberation of women.
Keywords: Beleza
Perspectivas feministas
Procedimentos estéticos
Mulheres
Feminismo
Estudos culturais
Pedagogias culturais
Beauty
Feminist perspectives
Aesthetic procedures
Women
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citation: MENESES, Daniele. Para ficar bonita tem que sofrer? As pedagogias culturais nas notícias do G1. 2025. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23969
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniele_Meneses.pdf737,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.