Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4640
Tipo de Documento: Dissertação
Título : As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
Autor : Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
Fecha de publicación : 16-ago-2008
Director(a): Schneider, Henrique Nou
Resumen: A nossa realidade se caracteriza pelas rápidas transformações. O mundo já não é o mesmo e o cotidiano humano é marcado pelo acesso demasiado de informações. Em meio a essa realidade, o processo de Globalização e a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tornam cada vez mais curta toda e qualquer distância entre os homens. Os setores sociais são atingidos por essas mudanças e atuam numa realidade específica de modernidade. O setor Educacional, assim como todos os outros, está inserido nesse processo. Portanto, este estudo teve como objetivo saber de que forma a Educação lida com essas mudanças e inovações, especificamente, como as TIC estão sendo trabalhadas no ambiente escolar. Trata de um estudo de caso realizado numa instituição de Ensino Particular de Aracaju-SE, onde se pesquisou entre os professores, os alunos e a equipe pedagógica em geral a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem.
Resumen : The reality in which we live is characteristically marked by fast changes. The world is no longer the same and daily life implies exceedingly high access to information. Amidst all of this, globalization as well as information and communication technologies (ICT) tend to make increasingly shorter the distance which puts men apart. Social sectors are influenced by such changes and play their role in a typically modern scene. Education, just like all other segments of society, has also a part to perform in this process. This academic work thus aims to investigate how education has dealt with these changes and innovations and more precisely the manner ICT are being used in schools. It is a case study carried out in an Aracaju-SE private school about the contributions to the teaching/learning process offered by ICT to teachers, students and pedagogical staff.
Palabras clave : Educação
Formação de Professor
Globalização
Sociedade do Conhecimento
Tecnologias digitais
Education
Formation as of teacher
Globalization
Association from the knowledge
Tecnology Digital
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha. AS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR: TRANSMITIR INFORMAÇÃO OU PRODUZIR CONHECIMENTO? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE). 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4640
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf1,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.