Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4640
Tipo de Documento: Dissertação
Título: As TIC no ambiente escolar : transmitir informação ou produzir conhecimento? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE)
Autor(es): Moreira, Ucineide Rodrigues Rocha
Data do documento: 16-Ago-2008
Orientador: Schneider, Henrique Nou
Resumo: A nossa realidade se caracteriza pelas rápidas transformações. O mundo já não é o mesmo e o cotidiano humano é marcado pelo acesso demasiado de informações. Em meio a essa realidade, o processo de Globalização e a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tornam cada vez mais curta toda e qualquer distância entre os homens. Os setores sociais são atingidos por essas mudanças e atuam numa realidade específica de modernidade. O setor Educacional, assim como todos os outros, está inserido nesse processo. Portanto, este estudo teve como objetivo saber de que forma a Educação lida com essas mudanças e inovações, especificamente, como as TIC estão sendo trabalhadas no ambiente escolar. Trata de um estudo de caso realizado numa instituição de Ensino Particular de Aracaju-SE, onde se pesquisou entre os professores, os alunos e a equipe pedagógica em geral a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The reality in which we live is characteristically marked by fast changes. The world is no longer the same and daily life implies exceedingly high access to information. Amidst all of this, globalization as well as information and communication technologies (ICT) tend to make increasingly shorter the distance which puts men apart. Social sectors are influenced by such changes and play their role in a typically modern scene. Education, just like all other segments of society, has also a part to perform in this process. This academic work thus aims to investigate how education has dealt with these changes and innovations and more precisely the manner ICT are being used in schools. It is a case study carried out in an Aracaju-SE private school about the contributions to the teaching/learning process offered by ICT to teachers, students and pedagogical staff.
Palavras-chave: Educação
Formação de Professor
Globalização
Sociedade do Conhecimento
Tecnologias digitais
Education
Formation as of teacher
Globalization
Association from the knowledge
Tecnology Digital
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha. AS TIC NO AMBIENTE ESCOLAR: TRANSMITIR INFORMAÇÃO OU PRODUZIR CONHECIMENTO? (Um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-SE). 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4640
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UCINEIDE_RODRIGUES_ROCHA_MOREIRA.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.