Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4718
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Disciplinas, docentes e conteúdos : itinerários da história na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1951-1962)
Otros títulos : SUBJECTS, TEACHERS AND CONTENT: itineraries History of Philosophy at the Catholic University of Sergipe (1951-1962).
Autor : Oliveira, João Paulo Gama
Fecha de publicación : 1-mar-2011
Director(a): Alves, Eva Maria Siqueira
Resumen: Este estudo investiga as disciplinas ministradas no curso de Geografia e História da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, no período de 1951 até 1962, com o objetivo de analisar os saberes transmitidos naquele curso de formação de docentes de História em meados do século XX. As disciplinas, os perfis dos seus docentes e os conteúdos explícitos formaram as bases da investigação deste recorte do passado que contribuiu sobremaneira para o ensino de História em Sergipe. Desse modo, por meio de um variado leque de fontes como programas de ensino, cadernetas, caderno, atas e depoimentos orais, articulados a conceitos como de campo, capitais, disciplinas e rede de sociabilidade, constrói-se uma história das disciplinas referente tanto às disciplinas da História quanto às disciplinas de Didática, vislumbrando-as como espaços do saber capazes de tecer fios que entrelaçaram tantas outras histórias.
Resumen : This dissertation studies the disciplines taken in Geography and History course from Catholic Faculty of Philosophy of Sergipe from 1951 to 1962. It is aimed at analyzing the knowledge spreading in that course which formed teachers in the middle of 20th century. Its disciplines, professor profiles and contents make up the basis of investigation to this this period of time which has contribuited such a manner to teaching of History in Sergipe. So, thanks to a variety of sources, such as teaching programs, class diaries, notebook, minutes and oral quotations related to concepts like field, capital, disciplines and a network of sociability build a History of disciplines. It is concerning the History disciplines as well as Didactic ones, which are seen as knowledge places capable of joining to many histories.
Palabras clave : Curso de história
Faculdade de filosofia
História das disciplinas
Ensino de história
Professor de história
History course
Faculty of philosophy
History of disciplines
Teaching of history
History teacher
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4718
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOAO_PAULO_GAMA_OLIVEIRA.pdf3,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.