Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4759
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Práticas de leitura : lembranças de família e histórias de vida
Autor : Santos, Marluce de Souza Lopes
Fecha de publicación : 1-feb-2016
Director(a): Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Resumen: O objetivo desse estudo é investigar as práticas de leitura como elemento de formação de oito mulheres de gerações diferentes pertencentes à minha família. Insere-se na área de estudos sobre a História da Educação, com o respaldo teórico da História Cultural, e metodologia da História Oral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem uma abordagem autobiográfica, utilizando os conceitos de apropriação, representação e práticas, na perspectiva de Roger Chartier, considerando a leitura como uma prática social, constituída historicamente. Nessa investigação adoto as concepções de Michael Pollack, Ecléa Bosi e Maurice Halbwachs, no que se refere ao conceito de memória. As fontes utilizadas são narrativas tomadas a partir de entrevistas semiestruturadas, buscando verificar traços do cotidiano vivido pelas integrantes da pesquisa, considerando-as nas relações sociais familiares e escolares. Ao final desse estudo espero compreender melhor as relações entre práticas de leitura, educação familiar e escolarização, bem como verificar em que medida as práticas familiares contribuem para o desenvolvimento de práticas de leitura.
Resumen : The objective of this study is to investigate the reading practices of eight women from different generations belonging to my family. Is part of the area of studies on the History of Education, with the theoretical support of Cultural History and methodology of Oral History. It is a bibliographical and documentary research that has an autobiographical approach, using the concepts of appropriation, representations and practices with a view to Roger Chartier, to understand the different interpretations and different uses people make of the texts they read. This research adopt the views of Michael Pollack, Ecléa Bosi and Maurice Halbwachs, regarding the concept of memory. The sources used are statements taken from semi-structured interviews, in order to verify, in the vestiges of the past, everyday strokes experienced by interviewees in the relationship established with environments favorable to the constitution of each one as readers. It is hoped that this study to better understand the relationship between reading practices, family education and schooling.
Palabras clave : Educação
História
Livros e leitura
Memória
Leitura
Livro
Memórias
Práticas de leitura
Reading
Book
Memoirs
Reading practices
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : Santos, Marluce de Souza Lopes. Práticas de leitura : lembranças de família e histórias de vida. 2016. 126 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4759
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARLUCE_SOUZA_LOPES_SANTOS.pdf3,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.