Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4759
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Práticas de leitura : lembranças de família e histórias de vida
Autor(es): Santos, Marluce de Souza Lopes
Data do documento: 1-Fev-2016
Orientador: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Resumo: O objetivo desse estudo é investigar as práticas de leitura como elemento de formação de oito mulheres de gerações diferentes pertencentes à minha família. Insere-se na área de estudos sobre a História da Educação, com o respaldo teórico da História Cultural, e metodologia da História Oral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem uma abordagem autobiográfica, utilizando os conceitos de apropriação, representação e práticas, na perspectiva de Roger Chartier, considerando a leitura como uma prática social, constituída historicamente. Nessa investigação adoto as concepções de Michael Pollack, Ecléa Bosi e Maurice Halbwachs, no que se refere ao conceito de memória. As fontes utilizadas são narrativas tomadas a partir de entrevistas semiestruturadas, buscando verificar traços do cotidiano vivido pelas integrantes da pesquisa, considerando-as nas relações sociais familiares e escolares. Ao final desse estudo espero compreender melhor as relações entre práticas de leitura, educação familiar e escolarização, bem como verificar em que medida as práticas familiares contribuem para o desenvolvimento de práticas de leitura.
Abstract: The objective of this study is to investigate the reading practices of eight women from different generations belonging to my family. Is part of the area of studies on the History of Education, with the theoretical support of Cultural History and methodology of Oral History. It is a bibliographical and documentary research that has an autobiographical approach, using the concepts of appropriation, representations and practices with a view to Roger Chartier, to understand the different interpretations and different uses people make of the texts they read. This research adopt the views of Michael Pollack, Ecléa Bosi and Maurice Halbwachs, regarding the concept of memory. The sources used are statements taken from semi-structured interviews, in order to verify, in the vestiges of the past, everyday strokes experienced by interviewees in the relationship established with environments favorable to the constitution of each one as readers. It is hoped that this study to better understand the relationship between reading practices, family education and schooling.
Palavras-chave: Educação
História
Livros e leitura
Memória
Leitura
Livro
Memórias
Práticas de leitura
Reading
Book
Memoirs
Reading practices
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: Santos, Marluce de Souza Lopes. Práticas de leitura : lembranças de família e histórias de vida. 2016. 126 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4759
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLUCE_SOUZA_LOPES_SANTOS.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.